Aproximadamente 1.600 alunos das escolas municipais do Ensino Fundamental de Marília participam entre os dias 18 a 20 de novembro, da Prova Brasil, um dos exames de avaliação da qualidade de ensino na cidade.
A prova é aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação que é responsável também pelo Enem. Envolve testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Os alunos de quinto e nono anos do Ensino Fundamental respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura; e matemática, com ênfase na resolução de problemas.
No questionário socioeconômico, os alunos fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
“A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade do ensino no país e a redução das desigualdades existentes”, destaca Fátima Gatti, secretária municipal da Educação.
As médias de desempenho nas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
“Além disso, os dados também ficarão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo”, finaliza Gatti.