Marília

Cidade cria comissão para estudar índice de reajuste de servidores

Cidade cria comissão para estudar índice de reajuste de servidores

Uma comissão com seis integrantes – três nomeados pela prefeitura e três indicados pelo Sindicato de Servidores – vai “estudar a criação” de um índice para reajuste dos salários de servidores municipais em Marília.

A comissão Paritária criada por decreto não tem data definida para reuniões mas ainda que seja criado, o índice só passa a valer a partir de 1º de abril de 2016, data base da categoria, para vigorar em 2017.

Integram a comissão os secretários Sérgio Moretti (Fazenda), Rodrigo Zotti (Planejamento Econômico) e Marco Antonio Alves Miguel (administração). Os representantes do sindicato são o presidente da entidade Mauro Cirino, Wanderley Donizete Fernandes e José Luiz Dutra Ferreira.

Os servidores municipais receberam em 2015 4,5% de reajuste salarial, abaixo da inflação e sem acompanhar qualquer índice de correção existente no país. O índice provocou uma greve de 35 dias que acabou sem acordo, sem novos reajustes e com obrigação de repor horas paradas.

Além da falta de recursos, a prefeitura argumenta que o STF tornou ilegal adoção de qualquer índice federal para vinculação de reajustes dos servidores. 

Ainda segundo a administração, a folha de pagamento sofre todo ano aumento de pelo menos 4% em função dos benefícios de reajuste automático, como anuênio e promoção automática nas diversas faixas da carreira pública.