O professor e cinéfilo Ilmo Ricci, 89, faleceu na madrugada desta quinta-feira em Marília onde ficou conhecido nos anos 60 e 70 por sua paixão pelo cinema e dedicação ao Clube de Cinema da Cidade. Ilmo foi um dos fundadores do clube, assinou como oitavo integrante. A notícia do falecimento foi divulgada em nota da entidade reproduzida pela Secretaria Municipal de Cultura.
Ilmo Ricci era professor de história e Filosofia mas desenvolveu atividades de incentivo à cultura como hobby e atuação paralela. Era irmão do também fundador do clube Nelson Ricci. Apesar do maior movimento0 do clube ter sido registrado na década de 70, nunca deixou envolvimento coim atividade e manteve participação em novos projetos anos os anos 2000.
O sepultamento será hoje às 17h30 no cemitério da saudade. Confira a íntegra da nota divulgada pela Cultura:
“O Cine Cultura e Clube de Cinema de Marília perderam hoje um grande contribuidor e incentivador – o cinéfilo Ilmo Ricci. Ilmo faleceu na madrugada de hoje com 89 anos.
Professor de Filosofia e História, ele foi um dos criadores do Clube de Cinema, sendo o 8º membro fundador. Ilmo também foi “Amigo da Cultura” disponibilizando gratuitamente filmes raros do seu acervo de mais de 300 títulos, todos originais.
Ilmo, juntamente com outro “Amigo da Cultura” Marcelo Roberto Campos ajudou também no Projeto Cine Cultura, criando a Sessão “Terça Nostálgica” em 2009, com filmes das décadas de 30 a 60, muitos raros, não encontrados nas locadoras.
Amante do cinema, já na década de 60 criou, com seu irmão Nelson Ricci, o “Cine Odeon” em que projetava em casa filmes para amigos – especialmente westerns.
Ilmo foi homenageado em 2013 pela Secretaria Municipal de Cultura, durante o 2º Festival de Curtas Metragens.”