Marília

Seminário discute inclusão e cidadania para mulheres deficientes visuais

Seminário discute inclusão e cidadania para mulheres deficientes visuais

No último sábado, dia 21 de novembro, aconteceu, nas dependências do Clube dos Bancários de Marília,  o primeiro encontro de mulheres deficientes visuais de Marília e região.

O evento obteve grande êxito e foi organizado pela parceria entre a Adevimari (Associação dos Deficientes Visuais de Marília) e o Lions Clube de Marília Nova Geração, através do Núcleo Helen Keller, um grupo de deficientes visuais mantido pelo clube.

O encontro reuniu cerca de 40 mulheres de Marília, Assis e Presidente Prudente. Durante todo o dia foram proferidas palestras e debates de assuntos,  sempre com o enfoque na mulher e na deficiente visual.

O presidente da Adevimari, Miguel Argollo Ferrão Júnior, considera que atividades como este evento são primordiais para o desenvolvimento da cidadania e da inclusão social das minorias, em especial das mulheres deficientes visuais.

Os temas discutidos foram  “Participação da mulher na sociedade”, pela Dra Tânia Sueli M. Brabo; “A Educação e a mulher deficiente visual”  pelo prof. Nelson Santos Cauneto; “Sexualidade”, por um grupo de alunas da Famema, coordenadas por Lidiana; “Violência e segurança”, pela delegada Viviane B.Y.  Sponchiado  e “Autoestima e liderança: – eu, líder de mim”, pela psicóloga Berenice de Lara.  

O delegado Fabio Pinha Alonso, presidente do Lions Clube de Marília Nova Geração, e a presidente do Núcleo Helen Keller, Nara Maldonado, agradeceram a participação das mulheres e consideraram o evento um grande sucesso.