O promotor de Justiça aposentado e reitor do Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília, Luiz Carlos de Macedo Soares, recebe nesta sexta-feira o titulo de Cidadão Benemérito de Marília, a maior honra municipal oferecida a cidadãos da cidade.
Aos 69 anos, Macedo coleciona homenagens e atuação pública que merece reconhecimento. Além de seu trabalho como promotor e dirigente do centro universitário, é um ativo representante da comunidade espírita com participação em diferentes programas e ações de atendimento social.
Nascido em Pompéia em fevereiro de 1946, Luiz Carlos sempre destacou o carinho com que foi acolhido em Marília. Em 2001 recebeu na cidade o título de Cidadão Mariliense.
Filho de Pedro Macedo Soares e Magdalena Bastos Soares, casado com Neusa Martins Macedo Soares, fez o curso de graduação em Direito na Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”, que acabaria transformada no Univem, entre 1971 e 1974.
A partir de 1975 começou a trabalhar como advogado autônomo em São Paulo, onde se preparou para prestar concurso para a promotoria. Em outubro de 1979 voltou a Marília como promotor de Justiça Substituto
Foi promotor titular em Regente Feijó (SP); Garça e Marília, até julho de 1995. Foi professor universitário da Fundação Eurípides de 1987 a 1991. Atuou como vice-presidente do Centro Espírita “Luz e Verdade” e presidente do Lar de Meninas “Amélie Boudet” entre 1988 e 1994.
Eleito presidente da Fundação Eurípides em abril de 1995, acompanhou o processo de transformação da instituição em Centro Universitário, o que facilitou trâmite para instalação de novos cursos, como na área de informática, que são a base para a criação do Parque Tecnológico de Marília
A entrega do novo título acontece em sessão especial às 20h desta sexta-feira. A homenagem é uma iniciativa do advogado e vereador Mário Coraíni Júnior (PTB), professor no Univem.