Marília

Unimar inova e oferece opções para ingresso no Ensino Superior

Unimar inova e oferece opções para ingresso no Ensino Superior

Universidade de Marília enfrenta a crise e prepara diversos benefícios para a comunidade alcançar formação superior de qualidade, apesar das dificuldades

No Brasil, um trabalhador com nível superior ganha em média 215% a mais do que quem não tem faculdade. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) extraídos do mais recente Cadastro Central de Empresas (Cempre).

Conhecendo esta realidade, a Universidade de Marília (Unimar) não mede esforços para oferecer um ensino superior de qualidade que realmente capacite profissionais para o mercado.

Além de manter um corpo docente de mestres e doutores, estrutura de ponta, laboratórios equipados  e cursos com notas positivas em avaliações do Ministério da Educação (MEC), a Unimar inova mais uma vez, enfrenta a crise e cria alternativas de acesso ao ensino superior.

De acordo com o Pró-Reitor Administrativo, Marco Antonio Teixeira foram disponibilizados benefícios e diversas vantagens para estudantes ingressantes. “Nosso objetivo é realmente criar meios para que a comunidade alcance o sonho da formação superior, apesar de todas as dificuldades financeiras”, explica.

Quem não conseguiu prestar o processo seletivo ainda pode ingressar, já que outras três datas de vestibulares foram reservadas para cursos com vagas remanescentes. É possível também fazer a matrícula utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2011 a 2014, sem a necessidade de prestar o vestibular. Ao todo são 22 cursos nas áreas de humanas, exatas, saúde, agrárias e tecnologias.

Aos que já decidiram, o Pró-Reitor revela que há um esforço por parte da Universidade para disponibilizar programas e ações que possam viabilizar financeiramente a formação.

“A Unimar está fechando convênios com diversas empresas de Marília e região para conceder diversos benefícios aos colaboradores e dependentes. Além disso teremos centenas de bolsas integrais e parciais do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e benefícios para estudantes que se transferirem para a Instituição”, acrescenta.

De acordo com as regras atuais do MEC, as bolsas integrais do ProUni atenderão candidatos com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, enquanto as parciais, novidades na Unimar a partir de 2016, serão para candidatos que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos. Estes alunos terão a possibilidade de custear apenas 50% dos valores dos seus cursos. Para o curso de Medicina há apenas bolsas integrais do ProUni.

A Universidade também pensou nos profissionais que já possuem alguma graduação. Com o Programa Quero Mais Unimar, quem já é formado possui descontos na segunda graduação: 40% para ex-alunos Unimar e 35% para egressos de outras instituições.

Quem fez Administração ou Ciências Contábeis na Universidade de Marília também pode retornar para complementar a formação em um desses dois cursos em apenas um ano.

Teixeira convida os interessados a conhecerem cada programa acessando o Site da Unimar ou comparecendo ao Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) – Bloco 9. Os próximos processos seletivos serão realizados nos dias 12 de dezembro de 2015, 16 de janeiro e 13 de fevereiro de 2016 e as inscrições podem ser feitas pelo site.