Nacional

Escola estadual de Fernão faz história com cultura e astronomia

Escola estadual de Fernão faz história com cultura e astronomia

Um projeto cultural que transformou corredores em espaço de grande exposição de painéis, na mesma unidade que teve equipe premiada na Olimpíada Brasileira de Astronomia. E tudo isso em Fernão, uma das menores e mais novas cidades do Estado, na região de Marília, um antigo distrito de Gália.

Essa história de sucesso envolve aproximadamente 160 crianças e adolescentes e dez professores de uma escola estadual, a Coronel Eduardo de Souza Porto.

A Mostra Cultural – a terceira produzida na unidade – envolveu diferentes áreas de conhecimentos, trabalhou o mês da Consciência Negra e as poesias de Fernando Pessoa para estudo de literatura e português.

Os trabalhos da mostra cultural foram abertos à comunidade. A exposição será encerrada manhã. Tratou a questão da consciência negra também com abordagens sobre imigração e a ditadura militar.

Além dos painéis e conteúdo de pesquisas dos alunos, a mostra teve varal de poesias e Fernando Pessoal e apresentações sobre Dom Casmurro, Pequeno Príncipe, Boi Bumbá, Kabuki.

O trabalho envolveu ainda a atuação dos professores  Arnaldo Dias, Cintia Oliveira, Letícia Cesário, Sônia de Sena, Rogério Diniz, Alex Drachi, Edivaldo Costa, Alessandra, Eloiza, Verônica Crude, Paulo Roberto.

Os cursos de física, química e geografia trabalharam questões como ecologia, geração de energia, desenvolvimento sustentavel, inclusive com pesquisas e experiências em laboratório além de análise do sistema solar, fases da lua, eclipse e nebulosas.

A preocupação e a vontade dos alunos em participar ja haviam mostrado resultados com a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), realizada em maio. “Nossa escola obteve 13 medalhas: três de ouro, quatro e prata e seis bronze. A competição envolveu mais de 30 mil estudantes participantes”, diz a diretora Márcia Teresa Souza, diretora da escola.

O resultado foi além da competição. Três alunos do ensino médio foram selecionados para participar da seletiva que vai formar a equipe brasileira para a Olimpíadas Internacionais de Astronomia.