Nacional

Acordo encerra interdição de hospital psiquiátrico em Garça

Funcionários e lideranças fizeram ato em apoio ao hospital – Reprodução
Funcionários e lideranças fizeram ato em apoio ao hospital – Reprodução

Um acordo firmado na tarde desta segunda-feira durante audiência no Fórum de Garça encerrou quase 60 dias dos mais difíceis para o Hospital Psiquiátrico André Luiz, de Garça.

A instituição, que oferece tratamento a pacientes dependentes químicos de todas as idades pelo SUS (Sistema Único de Saúde), poderá receber novas internações, que devem ser retomadas na quarta-feira por causa do feriado desta terça (Dia da Imaculada Conceição), em Marília, onde funciona a região de saúde.

No período de interdição, a partir do final de outubro, o hospital registrou perda aproximada de R$ 80 mil. Chega ao final da medida com 57 vagas disponíveis e uma lista de espera ainda sem avaliação, mas que inclui adolescentes e adultos dos dois sexos.

No encontro, o hospital mostrou que já vem tomando medidas de adequação do prédio e reafirmou sua postura de promover todas as reformas exigidas pelo Ministério Público, mas com prazo ampliado devido ao alto custo e exigências das obras.

A equipe contratada pelo hospital para desenvolver o projeto de reforma pediu prazo até o final do ano para apresentar o projeto ao Corpo de Bombeiros, responsável pelo auto de avaliação mais importante. A Justiça permitiu entrega até 20 de dezembro.

A partir de janeiro, o hospital deverá entregar relatórios mensais de evolução das medidas e adequação. Funcionários, amigos, lideranças da comunidade acompanharam a audiência do lado de fora com faixas e cartazes em apoio ao hospital.

“O que mais mexeu comigo durante todo este período foram familiares de pacientes, pessoas que já internaram pacientes, pessoas que estão com familiares aqui e vieram perguntar o que poderia ser feito. Foi o mais gratificante”, disse a diretora do hospital, Eliana Boaretto.

E o fim da interdição não foi a única boa notícia do dia. A Indústria Sasazaki anunciou a doação de 45 janelas para substituir todas as que apresentam problemas no hospital.