Ah, o Natal! Existe época do ano mais gostosa do que essa? Todas as luzes, os sentimentos e as comidas – ah, as comidas! Regime e Natal não combinam e é por isso que jogamos a dieta lá longe e demos largada as receitas natalinas mais gostosas desse mundo começando com ela, a rabanada.
A rabanada é um prato típico do fim de ano e faz sucesso nas ceias de todas as famílias por aí e não só no Brasil, mas pelo mundo a fora. A origem da rabanada não é certa, mas dizem os conhecedores que o prato nasceu em Portugal e acabou se espalhando pela Inglaterra, França e Estados Unidos.
Então vamos de rabanada? Para preparar a receita você vai precisar de:
– 4 pães franceses amanhecidos
– 1 litro de leite
– ½ colher de chá de essência de baunilha
– 2 colheres de sopa de açúcar
– 4 ovos
– açúcar e canela em pó a gosto
– óleo para fritar
Em uma superfície plana, coloque os pãezinhos e com a ajuda de uma faca corte-os em rodelas de mais ou menos 2 cm de largura (ou pode cortar mais grosso, se preferir aquelas rabanadas bem robustas).
Em um recipiente misture o leite, a essência de baunilha e as 2 colheres de açúcar; em um prato, quebre os 4 ovos e bata levemente utilizando um garfo.
Molhe as rodelas de pão no leite com baunilha e açúcar, depois passe nos ovos batidos e frite em óleo bem quente até que fiquem com uma casquinha dourada. Deixe as fatias descansarem um pouco sobre papel-toalha para retirar o excesso de óleo e depois passe uma a uma na mistura de açúcar e canela em pó. Depois é só comer!
DICA: Quentinha fica beeem mais gostosa!
Você prepara a sua rabanada com algum outro ingrediente? Conta pra gente aí nos comentários e não esqueça de falar se gostou da nossa receita. 🙂