“Ser paraquedista é ter na alma alegria de ser no céu um pássaro conquistador”. Essa é uma das definições usada em um vídeo que começou a circular na internet para homenagear o paraquedista Valderson Petelinkar, 36, morto durante salto em vera Cruz na semana passada.
Com pouco mais de quatro minutos, o vídeo reúne fotos de saltos, encontros em solo, poses de Valderson com amigos e outros paraquedistas. Boa parte das imagens é de saltos duplos, modalidade de salto que ele comandava quando aconteceu o acidente. O vídeo foi postado por um paraquedista amigo de Valderson. Cristiano “Rock´n Roll”, como o amigo assina o vídeo,
As fotos foram feitas em diferentes aeroportos, encontros e eventos em que Valderson participou como instrutor ou como integrante do grupo Cavaleiros do Vento, de Bauru.
Casado, pai de uma menina, filho do paraquedista Valdir Petelinkar, Valderson saltou por 20 anos, desde os 16. Virou instrutor, acompanhou um sem número de paraquedistas da cidade e região em seus primeiros saltos.
O pai, antes dele, foi instrutor e incentivador para gerações de praticantes, inclusive com envolvimento em apresentações artísticas e esportivas na região.
[movie_id#209]
Valderson comandava um salto duplo, em que levava um paraquedista iniciante. O paraquedas principal abriu, mas teve problemas e os dois caíram em área rural de Vera Cruz.
Com tempo bom, exibição de outros paraquedistas e a história de vida, Valderson estava com muitos amigos. Sua esposa e seu pai não puderam acompanhar