Música, comida, decoração, bastante humor e religiosidade. A fórmula de qualquer festa de Natal tradicional embalou na tarde desta quarta-feira moradores do Lar São Vicente e convidados: internos da Mansão Ismael e da Casa do Caminho, em Marília, com direito a lanche de natal, sorteio, shows e música ao vivo.
A festa é uma realização de grupo de voluntários e uma grande tradição da casa. Além de organizar a decoração e cardápio, os voluntários organizam as apresentações teatrais, com figurino e maquiagem, além de coletar brindes entre empresas e doadores.
O Lar São Vicente atende 63 idosos com serviços de hospedagem, alimentação, acompanhamento de saúde e entretenimento. Faz o atendimento com trabalho de 40 funcionários além de um pelotão de voluntários, como os diretores.
A voluntária Marina da Silva Haramida, filha de vicentinos e que atua durante todo o ano com apoio ao bazar do Lar, trabalha nas festas há quase 30 anos.
Dá trabalho: a festa inclui toda decoração com muitas bexigas, enfeites em todas as mesas, organizar apresentações de música e teatro – foram três nesta festa. Há suporte de outras voluntárias, como Eunice de Souza.
“É cansativo, envolve muito trabalho, não só meu mas de todas as voluntárias, mas vale muito a pena. Eu agradeço por poder fazer.” O show ao vivo com os músicos Bene Vieira e Marlu Cestari, da Fama Trio de Marília, também foi todo voluntário, com muita interação.
[movie_id#210]
O presidente do Lar, o empresário José Carlos Basso, agradeceu o apoio dos voluntários e lembrou que apesar da dedicação especial para o natal as celebrações são feitas em diferentes datas, como festas juninas, carnaval e outros.
A gritante maioria dos atendidos vem de famílias de baixa renda, tem pouco contato com parentes e contribuem com salário mínimo. O Lar é mantido com forte apoio de doações, que podem incluir fraldas geriátricas – são 3.000 por mês -, produtos de limpeza ou doações em dinheiro.
Um dos destaques para os doadores é o “carnê em branco”. Basta ligar e pedir que o doador recebe em casa um carnê sem valor de contribuição e doa quanto puder, quando puder.
O Lar São Vicente fica na avenida Vicente Ferreira, 728, fone 3433-1811