O texto traz breves notas colhidas em pouquíssimo tempo no noticiário nacional. O que torna a situação ainda mais preocupante, pois os setores sociais, religiosos e políticos mais conservadores ou reacionários destroem o Estado de Direito em todas as frentes da luta política. 



Fascismo Crente

O fascismo tem inúmeros traços, como a despolitização, o anti-intelectualismo, a soberania do capital e do conservadorismo. No nosso caso, pode-se/deve-se somar a extrema seletividade da judicialização da política, o blecaute econômico das elites (inter)nacionais e a colonização religiosa do Estado Laico pelo neopentelhismo .

Mãos limpas e pés na lama

Depois da Operação Mãos Limpas, somando-se cinco mil condenações e exportando vendeta contra mafiosos traidores até na Colômbia, a Itália conheceu Berlusconi. O Primeiro Ministro é um sujeito ímpar, um monstrengo mafioso que somatizaria Silvio Santos, Collor, Cunha e Marcola. Entre nós, os acordos pró-impeachment não vão resultar em boas novas. O “partido sem crista” poderá assumir o poder sendo o principal articulador do golpe, mas em total consonância com a oposição “moralista”. Que moral pública sairá dessa articulação pudica ? 

Partido Sem Crista ou Partido Reacionário Institucional

O México foi comandado pelo PRI (Partido Revolucionário Institucional) por mais de 70 anos. Herdou o legado da Revolução Mexicana, de Zapata, mas adotou o poder como seu lema. No Brasil, o Partido Sem Crista (PMDB) atua como eminência parda porque, sem liderança nacional, não tem força para lá chegar. Tancredo Neves foi eleito no Colégio Eleitoral – morreu antes da posse. Sarney assumiu, saindo dos braços de Maluf. Não foram eleitos em sufrágio universal. Itamar Franco estava filiado ao PL quando Collor foi destronado. Ou seja, como o PMDB não assume o poder diretamente pelo voto, encolhe-se nos escaninhos do poder para secretar, chantagear, ameaçar e golpear. Herdeiro do legado do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), de oposição ao regime militar – e que chegou a abrigar comunistas –, agora abre “cunhas” na lei e na ética para tomar o poder pela via rápida. Sempre assume de forma estranha: morte do legítimo ou deposição do opositor. Por tudo isso, devemos Temer o futuro político do país nas mãos do Partido Reacionário Institucional . 

Cultura de exceção

Por que as peladonas podem desfilar em “marcha cívica” pela Paulista, pedindo a ditadura militar, e as garotas e garotos que querem a escola aberta são chamados de “comunistas arruaceiros” ?

Por que ser contra o militarismo?

Evidentemente é uma cultura bélica, pela definição óbvia ululante, e não suporto nem mesmo uma simples “ordem de serviço” do expediente burocrático da universidade. Normalmente, basta um “Ato” – mas, para isso, é preciso dialogar. O “ato de acordar” marca um comum-acordo – ao contrário da mera ordem impositiva –, além de nos acordar para um fato importante . O que não existe na ordem de serviço e muito menos na cultura militar. Daí a desmilitarização da polícia ser obrigatória nos dias que correm. Sobretudo a de SP, que caça crianças.

A cor da burrice

Fala sério! Como é que, depois de milênios produzindo inteligência, alguém ainda veja “cores” humanas superiores, racistas como KKK, ataque as políticas de gênero – contra o machismo assassino –, julgue nordestinos inferiores ou mate mendigos a pedradas? Se não bastasse, ainda precisamos de leis para deixar em paz a mãe que “só” quer amamentar seu bebê . É preciso reunir muita burrice para ter tudo isso somado, multiplicado numa única cultura.

Escola chata

Que a educação é fundamental, nem se discute. Mas, é preciso lembrar que a escolarização despersonaliza o sujeito, racionaliza a criatividade e nivela pelos conteúdos medianos. Em outras palavras, quando você tem que ir à escola chata, você, simplesmente, não acorda. A educação não é gerida por educadores e, por isso, não é digerida por ninguém com dois neurônios.

Rancor antipetista

Lembra Kafka e suas Cartas ao Pai. Quando sentimento de abandono, frustração por não ser atendido em seus mimos, tornam-se rancor, vingança, perda da consciência dos fatos relevantes . Uma coisa é apurar a corrupção endêmica e, como dito, deve ser impessoal, apartidário; outra bem diferente é o antipetismo reacionário, chauvinista, decrépito em sua moral racista e elitista.

Sobrenomes brasileiros

Por essa coleção de descalabros culturais, morais e políticos não seria insensata uma eleição para eleger o sobrenome brasileiro mais genuíno: Cooptação (corrupção), ilusão (ideologia), repressão (militarismo fascista). Aproveitemos enquanto o voto é gratuito.