A Comissão de Registros Históricos da Câmara de Marília promove na próxima quarta-deira, dia 23, o lançamento de “Marília, feitos e festas”, escrito pela professora Rosalina Tanuri Zaninotto, integrante da comissão e uma das mais atuantes personalidades envolvidas com preservação da memória na cidade.
O livro reúne 90 artigos publicados por Rosalina Tanuri nos últimos dez anos e tem apoio cultural do Bradesco. Segundo a organizadora da obra, professora Lourdes Marcelino Machado, a proposta era reunir em um livro todos os artigos produzidos pela historiadora relacionados ao tema festejos e feitos marilienses.
“Contundo, isso chegaria perto de 500 textos, o que seria inviável para a edição de um livro. Então, decidimos realizar uma seleção a partir do estabelecimento de temas. Assim, reunimos 90 artigos ao longo de 10 anos de atividade de escrita”, disse.
As crônicas foram agrupadas nas áreas ‘Coisas Nossas’, Festas e Festejos’, ‘Festas Religiosas’, ‘Contos’ e ‘Gosto de Saudades’. O livro tem 300 páginas, ilustradas com imagens históricas. “Traz uma satisfação ler os artigos da professora Rosalina, principalmente pela autora contar a história de Marília de maneira própria. São fragmentos da história extremamente valiosos”, destacou a professora Lourdes Marcelino.
Para ela, ‘Marília, feitos e festas’ pode ser interpretado de duas maneiras: com saudade, por aqueles que viveram o que a historiadora relata, e com curiosidade, pelos mais jovens que, provavelmente, desconhecem o que os fragmentos contam.
Serviço
‘Marília, feitos e festas’, livro da professora Rosalina Tanuri Zaninotto
23 de dezembro
16h
Sala Nasib Cury
Câmara Municipal de Marília