Marília

Grande rede deve fechar loja de Marília por baixo desempenho

Grande rede deve fechar loja de Marília por baixo desempenho

A rede de supermercados Walmart deve fechar diversas lojas em todo o país no início de 2016 e incluiu a unidade de Marília entre as desativadas. O supermercado ainda negocia transferência e acomodação de alguns funcionários. A loja deve ser fechada ainda nesta semana. Funcionários ouvidos pelo Giro disseram que a projeção é fechar na quarta-ferira, dia 30.

A empresa aponta “baixo desempenho” da unidade, que encontrou dificuldades em competir com o mercado local e pelo menos duas redes de atacado, incluindo uma loja “vizinha”, o Atacadão.

Aproximadamente 200 trabalhadores serão atingidos. Pouco mais de 30 devem trabalhar no fechamento e deslocamento de produtos. A eventual acomodação de funcionários inclui como opções de lojas próximas as unidades de Bauru e Assis. Não há informações sobre desempenho ou medidas de contenção nestas duas unidades. Funcionários receberam oferta de transferência, mas a maioria, com família e base de vida na cidade, não aceitou.

A decisão, segundo assessoria de comunicação, foi provocada “por conta do atual ambiente econômico no Brasil”. O fechamento de lojas havia sido noticiado pelo jornal Valor Econômico e apontava até 30 lojas de todas as bandeiras mantidas pelo grupo, que representa nove marcas, além do próprio Walmart.

A loja de Marília foi inaugurada em 2009 como a quarta unidade “ecoeficiente” lançada pelo grupo. Na época, foi anunciada como um investimento de R$ 38 milhões com previsão de gerar até 300 empregos diretos e indiretos. O grupo não revelou quantos funcionários tem atualmente.

Com uma área de vendas de 4,5 mil metros quadrados, o Walmart prometia vaga para 300 veículos e mix de produtos com cerca de 45 mil itens, que variam de alimentos, eletrônicos, produtos para casa e decoração e linha automotiva, entre outros.

Não há informações sobre acomodação das lojas que mantinham espaço no corredor do supermercado ou mesmo do aproveitamento do prédio. Em nota enviada ao Giro Marília, a rede informa apenas a decisão de fechar a unidade e algumas informações gerais sobre a marca, sem detalhes do fechamento e de números envolvidos.

Confira a íntegra da nota enviada ao Giro Marília

“Por conta do atual ambiente econômico no Brasil, a empresa tomou a decisão de fechar uma unidade em Marília por baixo desempenho.

Estamos fazendo todo o possível para transferir funcionários da unidade para outras lojas e, quando não for possível, oferecemos apoio para recolocação profissional. Presente em São Paulo com 65 unidades, a empresa mantém compromisso com o mercado mineiro, a fim de servir melhor seus clientes e garantir a sustentabilidade do negócio no longo prazo.

Em 2015, investimos R$ 1,3 bilhão na abertura de novas lojas, reforma de unidades antigas e integração de sistemas.”