Usar o truque do pano, uma técnica disseminada nas redes sociais, usar música alta e até conversar com veterinários sobre uso de calmantes são algumas das dicas para ajudar seu cachorro a enfrentar o martírio dos fogos de artifício no final do ano. O barulho das explosões costuma provocar fuga, desespero com comportamento de risco e sofrimento a animais domésticos, o que trransforma as festas em momento de tensão. Confira as dicas listadas pelo site Catacra Livre, um dos mais populares do país com informações sobre cultura e comportamento (clique AQUI para conhecer o site).
– Truque do pano
Consiste em atar o cachorro com um pano para que ele se sinta mais seguro e consiga enfrentar barulhos que lhe causam pavor. A ideia é fazer com que o animal se sinta ‘abraçado’, aponta o site. O ideal é procurar orientação veterinária, já que a técnica envolve riscos.
– Música ou TV
Aumentar som da TV ou música pode distrair o animal. Mas cuidado, ouvidos dos animais são sensíveis e a técnica não deve ser banalizada
– Sempre que possível, deixe o animal acompanhado
Procure ficar ao lado de seu animal, dessa forma ele se sentirá mais seguro.
– Se tiver que sair tome cuidados
procure deixar o animal em área segura, coberta, protegido mas não preso ou amarrado, o que pode aumentar sua sensação de desespero.
– Converse com o veterinário sobre a possibilidade de usar calmantes