Um abaixo-assinado dirigido ao governador Geraldo Alckmin tem 149 nomes que pedem a instalação de uma Etec (Escola Técnica Estadual) das Artes em Marília. Distância da capital, posição geográfica e estrutura de rodovias para atrair alunos de outras cidades e estrutura de espaços para produções na cidade, além da existência de escolas e faculdade de tecnologia na cidade, são alguns argumentos a favor da medida.
O Estado mantém uma Etec de artes na capital, onde oferece cursos de canto, dança, design de interiores, eventos, regência, composição e arranjo, arte dramática, paisagismo e processos fotográficos.
“A Cidade de Marília-SP encontra-se muito distante da capital onde há a Etec das artes e nossa cidade tem uma carência muito grande de formação em artes para nossa comunidade, sobretudo para os jovens “, diz o manifesto de lançamento do abaixo-assinado, criado pela bibliotecária Wilza Mattos.
Wilza lembra que a cidade já foi referência em produção cultural, como nas atividades de cinema, que durante 20 anos ofereceu o Prêmio Curumim, além de festivais de teatro e revelação de artistas em diferentes áreas.
“O objetivo é promover a educação por meio das linguagens artísticas para formar profissionais com amplos conhecimentos científicos, tecnológicos, humanísticos e especialmente artísticos.”
A meta inicial do projeto é atingir 200 nomes, mas não há limite. Além disso, o abaixo-assinado pode levar a novar manifestações, inclusive de apoio político à iniciativa.
Para assinar o documento e saber mais sobre a petição clique AQUI. Para conhecer o que a Etec das Artes já oferece em São Paulo clique AQUI