O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) cancelou a licitação para contratar a perfuração de um novo poço profundo no Jardim Damasco, na zona sul de Marília. A portaria que cancela a licitação não explica os motivos.
Uma das possibilidades é uma reavaliação de prioridades. o Departamento precisa garantir antes abastecimento em áreas com previsão de explosão de demanda, como na zona norte da cidade, mais precisamente próximo ao distrito de Padre Nóbrega.
Além do crescimento do distrito, a região deve receber nos próximos anos aproximadamente 2.400 casas em dois empreendimentos já iniciados – Nova Manacá e Montana – o equivalente a 80% de toda a Nova Marília.
Já havia previsão de implantação de um poço profundo no distrito. A discussão sobre a obra e outras iniciativas de abastecimento acabou prejudicada pelo processo de concessão dos serviços do abastecimento de água e destinação do esgoto, que está em fase de concorrência pública.
Ainda assim a obra do poço estava projetada como um último investimento por iniciativa do Daem na melhoria do abastecimento antes da concessão, inclusive com a projeção de recursos para a obra.
O desafio, segundo técnicos consultados pelo Giro Marília, é melhorar o abastecimento do Jardim Damasco com reorganização da rede de distribuição já existente, inclusive com novos sistemas de reservatório.
Caso o Departamento faça mesmo a opção por um poço na zona note ainda terá de abrir e provocar todo o processo de licitação. A partir da concessão, estas iniciativas devem depender de envolvimento da empresa a ser contratada.