Militares da Aeronáutica se juntaram, na manhã de hoje (4), aos bombeiros de Paraty (RJ) para ajudar na busca ao avião King Air, que desapareceu ontem (3) à tarde. A aeronave de prefixo PP-LMM, com duas pessoas a bordo, saiu do aeroporto de Campo de Marte, em São Paulo, às 13h34 e deveria pousar às 14h14 na cidade do litoral sul fluminense.
Como o avião não pousou no destino previsto e nem informou novo plano de voo à Aeronáutica, a aeronave foi considerada desaparecida. Participam das buscas os bombeiros do quartel de Paraty, do Grupamento de Busca e Salvamento e do Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, além de militares do Esquadrão Pelicano da Força Aérea Brasileira (FAB).
O esquadrão, baseado em Mato Grosso do Sul, é especializado em busca e salvamento. Um avião e um helicóptero da FAB participam das buscas.
TEMPORAL
A Defesa Civil de Angra dos Reis está avaliando os riscos de deslizamento e desabamento em quatro bairros do município, depois das chuvas intensas que atingiram a cidade do sul fluminense no último final de semana. De acordo com a assessoria de imprensa da Defesa Civil, 250 famílias ainda estão fora de suas casas no Parque Mambucaba, onde um rio transbordou.
Pelo menos 50 pessoas estão abrigadas na Escola Municipal Frei Bernardo. Neste momento, engenheiros estão avaliando se as casas poderão ser liberadas. A expectativa é que as famílias possam retornar até o final do dia.
Já nos bairros do Frade, Sertãozinho do Frade e Santa Rita, houve risco de deslizamento de encostas. Várias famílias tiveram que deixar suas casas, mas muitas já retornaram. A Defesa Civil não sabe informar quantas pessoas estão em casas de parentes. Os engenheiros da prefeitura também estão avaliando o solo e os riscos de deslizamento nessas localidades.
Segundo a Defesa Civil, a previsão é que haja uma chuva forte, porém rápida, no final do dia.