Marília

Acim faz alerta de golpes com cheques e CNPJs

Acim faz alerta de golpes com cheques e CNPJs

A Associação Comercial e Industrial  de Marília distribuiu um alerta sobre riscos de golpes com cheques e CNPJs falsos e pediu que comerciantes tomem mais cuidado com pagamentos e crediários usando estes documentos.

Segundo o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, a melhor medida é consultar os dados no sistema central de proteção, com acesso pela entidade.

Em 2015 o sistema recebeu 340 mil consultas. A consulta é rápida e bem eficaz, pois, com os dados do emitente e da instituição financeira é possível saber se o cheque é roubado ou furtado, ou até mesmo adulterado.

“Essa informação é precisa e já evitamos muitos golpes no nosso comércio através das consultas sobre os cheques.” Sò em dezembro foram 34.447 consultas. “É possível rastrear o emitente do cheque através das consultas. As informações são nacionalizadas e extremamente sigilosas.”

Maio, junho, agosto e outubro com as datas: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças, com grande fluxo de consulta, registraram médias próximas dos 30 mil.

O relacionamento entre as empresas também vem mudando. Somente em 2015 foram realizadas 31.652 de CNPJ analisados. “Isto quer dizer que nas transações empresariais, é importante e seguro saber a performance da empresa em que está em negociação.”

Só em março foram analisados CNPJs em 2.888 transações. “Coincide com o início das relações entre empresas, depois do Natal, Ano Novo e Carnaval.”