Atualmente tenho tido um contado maior com mulheres que sofreram algum tipo de violência de seus respectivos parceiros e o que me chamou muita atenção é que em sua grande maioria elas se intitulam como “culpadas”.

O grupo do qual participo no Facebook é secreto, pois as mulheres se sentem mais à vontade para relatar suas experiências, e o fato de elas de alguma forma protegerem seus agressores me fez refletir e buscar compreender o que de fato realmente acontece.

Vendo com frequência esses relatos, percebi que a vitima está tão sensível devido o que aconteceu e não percebe o erro que comete ao tentar defender o agressor. Os relatos mais constantes são os relacionados à roupa.

O homem que julga a mulher pela roupa comete um erro gigantesco, pois sabemos que a roupa não define o caratér de ninguém, e se uma mulher é assediada na rua a culpa não é do que ela está vestindo e sim de quem está assediando.

Além disso, tenho visto também relatos de mulheres que demosntram um grande medo em se impor perante seus parceiros, pois sempre são julgadas como infantis, impotentes etc.

O relacionamento abusivo está presente em nossa sociedade desde sempre, mas hoje, nós mulheres estamos começando a entender que isso não é certo, sofrer violência psicológica é também uma maneira de reforçar a sociedade machista que vivemos, além de mascarar todo o potencial que muitas muheres têm.

Alguns homens abusam de seu poder contra suas parceiras por julgar que são superiores a elas de qualquer forma.

Temos que mudar nossas idéias perante isso, não podemos ser coninventes com essa injustiça que atormenta milhares de mulheres todos os dias.

Deixo AQUI um link de um vídeo da Jout Jout Prazer que fala todos os sinais que uma mulher vive um relacionamento abusivo. Espero que fiquemos mais atentos a isso e que paremos de culpar as mulheres que sofrem violência de seus parceiros.