Em Lençóis Paulista, no centro-oeste do estado, o Rio Lençóis chegou a subir 5 metros acima do leito, deixando 800 desalojados e 100 desabrigados. As famílias estão sendo abrigadas em um ginásio de esportes.
A enchente provocou a morte de um homem no início da manhã desta quinta-feira (14), o corpo dele foi encontrado no rio Lençóis, enroscado em um galho de árvore, próximo ao bairro Primavera. Há ainda dificuldades no abastecimento de água, devido ao comprometimento da estação de tratamento da cidade.
Desde dezembro, a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo registrou cinco mortes causadas por enchentes. Estão atualmente desabrigadas pelos deslizamentos e enchentes 685 pessoas em todo o estado.
A Defesa Civil já enviou auxílio, como kits de higiene e limpeza, para 11 cidades: Nova Campina, Carapicuíba, Suzano, Juquiá, Itapecerica da Serra, Eldorado, Sumaré, São Paulo, Registro, Ribeirão Pires, Cabreuva e Boituva.
CATANDUVA
Em Catanduva o rio São Domingos transbordou e água invadiu casas e comércio na madrugada desta quinta-feira. O Corpo de Bombeiros isolou alguns pontos da região central da cidade devido ao alagamento.
Uma ponte caiu na vicinal entgre Catanduva er Novais.O trânsito foi interditado até na avenida São Domingos, onde ficam a Prefeitura, Câmara dos Vereadores e o Terminal Urbano.No bairro São Luís, várias casas ficaram alagadas e famílias precisaram deixar os imóveis.
Um morador quem viu o corpo da vítima e acionou o socorro por volta das 10h. A Polícia Militar (PM), o Samu e o Corpo de Bombeiros fizeram o resgate do homem, que já estava sem vida.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem teria sido levado pela correnteza do rio Lençóis, ele tem aparência de ter entre 35 e 40 anos e ainda não foi identificado.
De acordo com informações preliminares, uma das hipóteses é que o homem teria retornado ao local na tentativa de recuperar algum objeto levado pela enchente, quando ocorreu o incidente.
Os bombeiros orientam ao moradores das regiões atingidas pela inundação que não retornem para suas residências até que o nível da água não baixe por completo.
REGIÃO
O nível do Rio do Peixe subiu tanto que cobriu uma ponte em estrada de ligação entre os municípios de Parapuã, Martinópolis e Rancharia. A água atingiu aproximadamente 50 centímetros acima da ponte, de sete metros de altura.
PIRACICABA
Em Piracicaba, o rio que dá nome à cidade transbordou na última terça-feira (12). Dez famílias ficaram desalojadas pela enchente. Em Poá, na região metropolitana da capital, as chuvas do fim de semana deixaram 150 pessoas desalojadas e causaram prejuízos a comerciantes.