Marília

Estado ganha sete Parques Tecnológicos; Marília aguarda

Credenciamento de novos parques apresentou SPTec na capital – Divulgação
Credenciamento de novos parques apresentou SPTec na capital – Divulgação

O governo do Estado Alckmin credenciou definitivamente sete novos parques tecnológicos no Estado de São Paulo, quatro de uma vez em Campina. Marília, que já adotou série de medidas legais e investimentos para instalar o parque, ficou fora da relação. Entre os sete parques estão duas cidades em um raio de 250 quilômetros: São José do Rio Preto e Botucatu.

As cidades já estavam credenciadas provisoriamente no SPTec, o que ainda não aconteceu com o projeto de Marília. A cidade conseguiu o registro como Centro de Inovação, último passo para obter o título de Parque Tecnológico.

O credenciamento permite que as entidades gestoras dos empreendimentos passem a integrar o SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos)e recebam incentivos fiscais e convênios com o Estado.

Parques tecnológicos são espaços que atuam com instalação física de empresas e serviços além de atendimento a distância para integrar universidades, empresas e o serviço público. Os parques incentivam inovação e criação de produtos, serviços e ferramentas que estimulem a produção, melhorem a gestão e qualidade em empresas.

“Fazem uma sinergia de todos esses protagonistas para empresas de bases tecnológicas poderem ser incubadas, para elas poderem crescer. Ou mesmo grandes empresas que vem para o parque tecnológico para desenvolver projetos inovadores”, declarou o governador na assinatura.

Estão na lista de credenciamento quatro empreendimentos localizados em Campinas – Unicamp, CTI, CPqD e Tecnopark -, além de cidades de Santo André, Botucatu e São José do Rio Preto. As empresas com credenciamento definitivo participam do programa estadual de incentivos fiscais, chamado Pró-Parques.

Além de Marília, o governo analisa outros 27 pedidos para implantação dos parques. São José dos Campos foi a primeira a conseguir o registro. Desde então, outros cinco parques também já receberam o título: Sorocaba, Ribeirão Preto, Piracicaba, Santos e São Carlos.