Nacional

Operação contra fraude na merenda chega a Bauru

Operação contra fraude na merenda chega a Bauru

A Operação Alba Branca, iniciada pela Polícia Civil na terça-feira, vai investigar fraudes com a merenda escolar em municípios e chega a Bauru nas apurações. Nesta terça a polícia já desmontou uma quadrilha que fraudava a compra de produtos agrícolas destinados à merenda escolar. A base operacional do grupo fica na cidade de Bebedouro, segundo a polícia.

A Operação já cumpriu 24 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão. O esquema acontecia em torno da Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar), com sede em Bebedouro.

A cooperativa é acusada de pagar propina para conseguir contratos superfaturados de fornecimento de merenda. Em vez de vender a produção dos agricultores, comprava direto de distribuidores. Os pagamentos de propina variavam de 10% a 30%.

A buscas e apreensão de documentos encontraram também grande quantidade de dinheiro na casa de um dos envolvidos, além de contratos e material de comunicação da cooperativa com empresas e prefeituras.

Segundo a polícia, a investigação envolve as prefeituras de Paraíso, Novaes, Santos, Sumaré, Americana, Colômbia, São Bernardo do Campo, Campinas, Santa Rosa do Viterbo, Bauru, Mogi das Cruzes, Barueri, Araras, Cotia, Mairinque e Caieiras.