Esportes

Comitê confirma horários e roteiro da Tocha Olímpica em Marília

Comitê confirma horários e roteiro da Tocha Olímpica em Marília

A tocha olímpica chegará à Marília no dia 28 junho, às 10h30 , procedente de Paraguaçu Paulista. O ponto de partida do trajeto será na Avenida Rio Branco, esquina com a rua Tupã e o percurso será encerrado na Praça Maria Izabel.Os nomes das cerca de 35 pessoas que transportarão a tocha em Marília ainda não foram oficializados.

Os horários e roteiros foram confirmados pelo Comitê  Organizador dos Jogos Rio 2016.  A tocha, passará pelo estado de São Paulo por duas oportunidades: dias 27 e 28 de junho e depois entre 16 e 27 de julho.

Segundo nota distribuída pela prefeitura, a tocha chega ao Estado dia 27 de junho, em Presidente Prudente procedente do estado do Mato Grosso do Sul. No dia 28, às 8h30, estará em Paraguaçu Paulista e depois em Marília por volta de 10h30. No período da tarde, passará por Assis e depois será levada à Londrina.

Depois de percorrer os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em trajeto de ida e volta, regressará a São Paulo para percurso de mais 41 cidades, entre 16 e 27 de julho. Passará pela região no dia 17, em Botucatu, Lençois Paulista e Bauru, e dia 18 julho, em Jaú.

Feita de alumínio e resina reciclada, a tocha olímpica de 2016 pesa pouco mais de 1 kg e tem 63,5 cm de altura quando fechada, e 69 cm quando expandida. O formato triangular representa os três valores olímpicos – respeito, excelência e amizade – enquanto as seções expandidas que parecem flutuar simbolizam o esforço atlético dos competidores. 

A tocha será acesa em Olímpia, na Grécia, berço da competição, em 21 de abril. O primeiro atleta é carregá-la é um grego, que simbolicamente a entregará a um esportista brasileiro, ainda não divulgado.

Depois de um revezamento organizado pelo Comitê Olímpico Helênico, em 27 de abril, ela será repassada ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em Atenas. Após exposição no museu do Comitê Olímpico Internacional e na Organização das Nações Unidas, chegará em 3 de maio a Brasília, de onde se inicia o revezamento pelo território brasileiro.

No Brasil, ela passará por mais de 300 cidades, carregada por 12 mil condutores em 100 dias. Cada pessoa deve levar a tocha por aproximadamente 250 metros. São 20 mil quilômetros por estradas e 10 mil milhas aéreas no trajeto, até chegar ao Rio de Janeiro em 5 de agosto para abertura das olimpíadas. A competição irá prosseguir até o dia 21 daquele mês.