No final dos anos 80, mais precisamente em 1987, José Murilo de Carvalho lançou seu mais celebre livro intitulado: Os Bestializados. Hoje, um clássico da historiografia brasileira. O livro faz uma alusão ao povo brasileiro (Do RJ capital na época) que dormiu monarquista e acordou republicano sem participar do momento histórico que foi a Proclamação da República. Portanto, o povo do fim da Monarquia e inicio da República no Brasil que não se interessava ou não participava da política na época era bestializado.

Hoje, passados 127 anos da Proclamação da República, o povo brasileiro, bem pelo menos a esmagadora maioria, já não é mais bestializado, pois, participa muito mais da política desse país. Porém, se transformou em idiotalizado, já que participa e mesmo assim, parece não querer enxergar o que se transformou o Brasil nesses últimos anos e parece querer continuar votando naqueles que estão acabando com tudo. Seja na esfera municipal, estadual ou mesmo, federal.

Fazem manifestações e destroem SP devido ao aumento da passagem dos transportes públicos, mas não são capazes de pararem a maior cidade do país e uma das maiores do mundo contra esse preço absurdo dos combustíveis no Brasil. As ações da Petrobrás estão valendo menos que 5 reais. O preço do barril do petróleo já bate menos de 30 dólares e aqui, os preços continuam subindo devido ao rombo causado na nossa maior estatal por culpa da corrupção do governo.

Esse ano vai bater na casa de 10 milhões de desempregados e esses vândalos que saem as ruas para quebrar tudo em SP não são capazes de irem a Brasília para lá sim, quebrar todo o Congresso Nacional e cobrarem daqueles que eles mesmos colocaram no poder. Ou seja, teremos um ano de grande depressão no Brasil só visto durante a “Quebra da Bolsa de NY”, com uma dezena de milhões de desempregados, um preço absurdo do combustível, da energia elétrica, sem falar da inflação, das taxas de juros, dos impostos e o povo não faz nada e continuam se transformando em idiotalizados.

José Murilo de Carvalho “procura explicar que naquela época de um lado, percebia-se a participação do povo na religião, na assistência mútua e nas grandes festas. Porém, de outro, havia a indiferença pela participação na política e ausência de visão do governo como responsabilidade coletiva”. Tantos anos depois, parece que pouca coisa mudou. A mudança é que antes eram bestializados e hoje, idiotalizados.