Nacional

REGIÃO - Padre entrega cargo após divergências com bispo; fiéis convocam protesto

Padre Osvaldo em momento de oração – Reprodução facebook
Padre Osvaldo em momento de oração – Reprodução facebook

Uma divergência entre um pároco e o bispo em Catanduva, a 190 km de Marília, virou polêmica regional. O padre Osvaldo de Oliveira Rosa, que atuava emprestado pela diocese de Rio Preto, pediu sua saída da Igreja por não concordar com determinações do bispo, Dom Otacílio Luziano da Silva.

O padre comanda há quase sete anos uma comunidade na periferia da cidade. Criou uma associação – a Nosso Pão – para projetos sociais e atendimento a dependentes químicos. A entidade funciona ao lado da paróquia.

O problema é a gestão da entidade, feita com recursos dos fiéis em doações que financiam a atividade da paróquia e da instituição. O bispo pediu readequação contábil e administrativa da entidade. O padre considera inviável.

A associação trabalha com dezenas de funcionários. O custo da paróquia e entidade unificadas estaria na faixa de R$ 150 mil, segundo informações do padre. Um ultimato do bispo teria pedido “adequações administrativas e contábeis que a Igreja exige de todos aqueles que assumem responsabilidade na administração dos bens”.

Para o padre a medida é inviável e para não desobedecer a ordem direta do bispo, ele pediu para sair. Dom Otacílio aceitou o pedido e a transferência deve acontecer até meados de fevereiro. 

A polêmica e o desligamento do pároco , que preside a associação, provocaram grande repercussão entre fiéis e acabaram nas redes sociais e na organização d euma passeata para pressionar a Diocese. A grande preocupação é a continuidade dos serviços da associação, que ocupa área cedida pela prefeitura e além do tratamento aos dependentes oferece projetos sociais para crianças e adolescentes. 

Em vídeo divulgado pelo Facebook, o padre diz estar “preocupado com risco de comportamento não cristão” e pediu que a manifestação não seja realizada. Na mensagem, ele agradece pela solidariedade e fraternidade e anunciou compromisso de continuar atuando com as obras sociais da cidade.

“Peço mais uma vez que a passeata em favor da minha permanecia na paroquia imaculada conceição seja cancelada.” Pediu que os fiéis apresentem, através da oração, o problema a Jesus.

Confira a íntegra do vídeo:

[movie_id#235]