Marília

ONGs e prefeito discutem castração contra abandono de animais

ONGs e prefeito discutem castração contra abandono de animais

O primeiro encontro entre o prefeito Vinícius Camarinha e dirigentes de diferentes organizações de proteção e abrigo a animais de rua em Marília reforçou a principal campanha de todas as entidades em Marília: ampliar o programa de castração como forma de combater o abandono.

O encontro aconteceu no gabinete do prefeito nesta semana com objetivo de reunir sugestões das ONGs. Mas a castração é, disparada, a maior reivindicação. A cidade mantém um, programa de castração químico, considerado tímido pelas entidades.

Além disso, as instituições trabalham com problemas como falta de ração, medicamentos, estrutura de coleta e encaminhamento de animais e atendimento a casos de violência contra animais.

Após o encontro, o prefeito disse em nota que deseja atuar em conjunto com as organizações em trabalho preventivo, como campanhas de conscientização. O encontro durou quase duas horas.

“Novas ideias surgiram também como inicialmente a educação permanente às crianças sobre o tema e junto aos demais moradores marilienses. Discutimos ainda a posse responsável dos animais e bom trato, como prevenção de todas as doenças, tipo raiva e leishmaniose”, afirmou Vinicius.

O secretário da Saúde, Danilo Bigeschi disse que o programa municipal realizou 2000 procedimentos de castração no ano passado em parceria com dez clínicas veterinárias.
Como o primeiro encontro apresentou muitas ideias, as medidas a serem tomadas ficaram para um próximo encontro, sem data definida para acontecer.