Nacional

Deputado citado em escândalo foi quarto mais votado em Marília

Deputado citado em escândalo foi quarto mais votado em Marília

O deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa Fernando Capez (PSDB), que recebeu 1404 votos em Marília nas eleições de 2014, foi citado como envolvido em pagamento de propina no escândalo da merenda.

Capez, que foi o quarto candidato com mais votos na cidade é um ex-promotor de Justiça que fez carreira com investigações de fraudes e casos de corrupção. Ele foi citado em um dos depoimentos de envolvidos na investigação. O deputado foi o mais votado do Estado, com 306.268 votos.

A Polícia Civil do Estado detonou no início da semana uma operação especial para investigar casos de superfaturamento e contratos fraudulentos em prefeituras de pelo menos 16 cidades. O escândalo, descoberto em Bebedouro, na região de Ribeirão Preto, chegou a Bauru.

Pelo menos três investigados disseram à Polícia Civil de Bebedouro (SP) que Capez recebeu propina dos contratos. O deputado teria feito a ligação do esquema com a secretaria Estadual da Educação para conseguir a liberação de recursos.

Capez divulgou nota em que diz que tomará providências judiciais e administrativas em relação às acusações e vai contribuir para apurar as denúncias e punir os verdadeiros responsáveis.

“A menção irresponsável a seu nome deve servir de base para uma apuração criteriosa antes de se dar ao fato essa ampla publicidade. Os 30 anos de imagem pública nos campos jurídico, acadêmico e político, bem como a presente gestão na presidência da Alesp, não serão abalados, e tudo será esclarecido em breve”, diz a nota.

Além do deputado, os depoimentos acusam também ex-chefe de gabinete da Casa Civil do governo paulista, Luiz Roberto dos Santos.