A cidade de Gália (42km de Marilia) pode ser a única a sustentar uma das mais saudosas tradições de carnaval da região: noites de bailes de salão e matinê no domingo.
A cidade programou pelo menos quatro noites com um modelo de carnaval que até a década de 90 arrastava milhares de pessoas em Marilia. É uma banda daqui, a Perfil, que vai animar a festa, pela segunda vez.
Os bailes acontecem no Ginásio Leôncio Silva, com animação garantida por pelo menos três grandes blocos formados por moradores da cidade: o Maracangalha, mais tradicional e de participantes mais velhos, que já levam filhos; o bloco Oskuxei e o Me Carrega.
Cada noite promete de cinco a seis horas de música e empolgação. No domingo a matinê começa às 15h para famílias e foliões mais animados.
A Banda Perfil anuncia uma megaestrutura para acompanhar tanta animação. O grupo leva para Gália pelo menos 20 integrantes com músicos, cantores e bailarinas sob comando do vocalista Ocimar e coreografias de Valéria Almeida, a Musa do MAC 2015.
“Teremos som e luzes de última geração. Levamos instrumentos de sopro, percussão e um repertório que vai dar machinhas, sambas-enredo e sambas mais populares”, explica Ocimar.
A banda toca sertanejo e funk em carnaval? “A maior parte do show é de marchinha e samba. São quase duas horas de marchas de carnaval. Mas o público mais jovem pedem algumas adaptações de sertanejo, músicas que estão dançando nas festas, então fazemos alguns momentos com estas músicas também, é um baile para todos os públicos”, explica o vocalista.
A banda já fez o carnaval de 2014 naquela cidade e comemora a oportunidade de reencontrar o público, que a cada ano ganha mais participação da região. “Vão muitas famílias, muitos amigos. Tem tudo para ser uma grande festa”, diz Ocimar.