Alunos do internato do curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar), além de atuarem há algumas semanas em atendimento apesar das férias gerais em cursos, participaram de palestra sobre hipertensão na gravidez ministrada pelo ginecologista Marcelo Zugaib.
O grupo de estudantes dos 5° e 6° anos do curso tiveram a oportunidade de ouvir o palestrante e ainda interagir com profissionais especialistas de diversos municípios da região.
Presentes no encontro, o Reitor Dr. Márcio Mesquita Serva, a vice-reitora Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva e a superintendente do Hospital Beneficente Unimar, Márcia Mesquita Serva Reis, entregaram a Zugaib uma placa de homenagem por sua contribuição na saúde e palestra ministrada.
De acordo com o palestrante, é muito importante que ginecologistas e futuros médicos conheçam a fundo o assunto, as consequencias da hipertensão na gravidez e principalmente as formas mais eficientes de minimizar seus efeitos.
“O Brasil ainda é um país com elevado índice de mortandade de recém nascidos. Para se ter uma ideia, a cada 100 mil crianças que nascem vivas, 55 acabam morrendo nos primeiros dias. Em Portugal, por exemplo, país mais desenvolvido mas que não chega a ser uma grande referência, são apenas 8 mortes para cada 100 mil”, explica.
Zubaib que é mariliense e hoje chefe do setor de Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) comentou que o pré-natal é, sem dúvida, acompanhamento primordial para evitar complicações, possibilitando inclusive a investigação e o uso de medicamentos que possam melhor a qualidade de vida da mãe e do feto durante a gestação.
“Muito melhor do que antecipar o parto dos bebês em caso de hipertensão da mãe, é manter um acompanhamento intensivo desde o início da gravidez, vigiando o feto e controlando a doença. Além de não termos número suficiente de leitos de UTI neonatal, também não temos garantias de que os recém nascidos terão melhor sobrevida fora do útero da mãe”, complementa Zugaib.
Orgulhoso de voltar à Marília como profissional de sucesso, o ginecologista falou que o objetivo da palestra é transmitir as experiências vividas no centro de referência e tornar os presentes em multiplicadores destas técnicas.
O reitor Mácio Mesquita Serva cumprimentou o médico e agradeceu a sua presença na primeira palestra do ano. “Estamos satisfeitos em receber esse profissional de renome e respeito na área médica. É, sem dúvida, grande oportunidade para os estudantes que começam mais um ano rumo à formação”, finaliza.