Fala Comadre!
As aulas estão começando , mais um ano letivo vem aí …
O que você espera do futuro do seu filho ? A escola é suficiente para formar seu filho para o futuro ?
Listas de materiais infinitas, caras e complicadas, uniformes, reuniões de pais com assuntos pedagógicos com os quais não temos a menor intimidade …
Assim começa mais um ano ! E , olhando em volta, o que eu percebo e escuto é um sentimento de “Seja o que Deus Quiser “ !
Só que não !! Hoje eu queria dividir aqui com você, um monte de informações e vivências que venho acumulando nessa minha jornada de mãe !
A gente tem uma vida corrida, uma rotina lotada de afazeres, trabalho, casa, filhos, marido… e , muitas vezes escolhemos a escola dos nossos filhos, pagamos caro , sempre que podemos, dentro das nossas possibilidades , acompanhamos lições , provas e eventos escolares … e paramos por aí.
Se, mais para a frente começamos a “ter problemas” com a escola, ou, se nossos filhos apresentam alguma dificuldade , tanto de aprendizado como comportamental, aí nos sentimos perdidas , e nos vemos obrigadas a lidar com uma situação , na qual somos completamente leigas, e , por causa do amor e vinculo emocional que temos com nossos filhos, não temos a clareza para , com calma, lidar com a situação.
Eu também sou assim ! Mas , comecei a notar que, alguns pais e mães que tenho contato, têm um “Algo a mais” … E isso chamou a minha atenção!
E conversando com alguns deles, e escutando o que muitos deles tinham a me dizer , aprendi que, nós pais, mesmo leigos, podemos e devemos participar de forma ativa , na construção do futuro dos nossos filhos ! Aliás, podemos ser um fator determinante, no resultado desse caminho !
Entendi que, a formação escolar, é só uma parte ( importante, ok, mas não é tudo!) , na formação dos nossos filhos !
Vou te contar o que eu aprendi, e , o que venho tentando aplicar aqui em casa, com meus 3 filhos , tá?
– Ouça o que seus filhos têm a dizer e valorize o tempo que passa com eles ! Seja muito ou pouco tempo! Aproveite para conhece-los melhor , para se aproximar deles !
-Estimule a curiosidade deles ! O nosso cérebro funciona respondendo á perguntas ! Devolva as perguntas com outras ! Faça eles descobrirem as respostas ! Pergunte as opiniões deles sobre tudo ! ( Não que eles vão decidir as coisas por aí, mas , é importante que eles tenham as suas opiniões sobre o que acontece na sua vida).
– Seu filho PRECISA saber inglês, tão bem como sabe o português ! As informações a que temos acesso, ampliam nosso mundo interno e externo ! E, o mundo hoje, se comunica como um todo !
-Ensine ao seu filho o valor do dinheiro ! Não é dando tudo que seu filho te pede, que você vai fazer isso! Dê mesada, com alguma chance de um “a mais” , que ele possa conquistar ! Não pague por obrigações dele … mas os “a mais” podem sim, ser recompensados. Ensine que dinheiro não cai do céu… ensine a poupar e planejar o uso do dinheiro a curto, médio e longo prazos ! Por exemplo, se ele quer juntar dinheiro para comprar um Playstation 4 , mas gasta toda a sua mesada em bobagens… nunca terá o dinheiro para o Playstation!
– Ensine o seu filho a olhar á sua volta ! A se preocupar com o mundo , com as pessoas, com os animais, com a natureza ! Amplie seus horizontes ! Ensine e pratique a compaixão !
– Ensine seus filhos a cidadania e ética! Mostre que ele tem direitos e deveres, em casa, na escola, ou na sociedade onde estiver inserido;
– Seja exemplo e inspiração para ele ! Não adianta você querer que seu filho seja honesto, se ele percebe que você pratica “pequenas espertezas” , como , por exemplo, mentir a idade dele , na porta do circo, para ele não pagar a entrada … Ou ainda, se ele ver que você trata com grosseria pessoas á sua volta, ele vai achar que é assim que funciona, mesmo que você diga o contrário!
– Não valorize o erro ! Quantas vezes erramos todos os dias ? O medo de errar, no mundo adulto, funciona como um “raio paralisante” ! Se as pessoas não se dão o direito de errar, nunca ousam… nunca fazem, nunca realizam! Porque, só não erra quem não faz !
– Não estimule o medo ! Fortaleça o seu filho emocionalmente ! Mostre para ele que ele não é frágil ! Que ele traz dentro de si, muita força ! Que a sua natureza é forte , e que , ele pode sim, enfrentar os pequenos e grande s desafios que a vida apresenta todos os dias !
– Foque nos pontos fortes dele ! Se o seu filho for craque em “esporte” , e ruim em matemática , não fique massacrando o coitado com milhares de aulas particulares e reforços ! Ele tem que saber o suficiente para passar de ano , e para viver a sua vida cotidiana ! Coloque –o para praticar esportes, estimule –o a ser o melhor naquilo ! Isso aumenta as chances dele ser brilhante ! E, a sua auto estima será resguardada.
– Não transfira os seus sonhos e frustrações para os seus filhos ! Se posicione ao seu lado, como uma referência, como um guia , mas não faça as escolhas por ele ! O caminho é dele ! Cada um tem a sua missão aqui nesse mundo, você tem a sua , e, seus filhos tem as deles !
Quando eu fui entrando em contato com essas informações , devagar, tive que me confrontar com muitas coisas que trazia dentro de mim ! Muitas crenças erradas, alguns pré conceitos… mas decidi evoluir ! Pelos meus filhos !
Vamos juntas nessa estrada?
Conte sempre comigo! A nossa batalha é a mesma , pode acreditar!
Um mês é muito tempo prá gente ficar sem conversar, não acha?
Enquanto isso, entra lá no Blog “Mães Comadres” e acompanhe as novidades!
Segue a Fanpage! Dá um Curtir por lá!
Se Inscreve no nosso canal do YouTube!
Toda semana tem um vídeo novo por lá!
Compartilha se gostar do conteúdo !
A gente vai se encontrando !
Bjos e até