Nacional

Gaviões protesta contra corrupção e viraliza; veja vídeo

Gaviões usa sinalizadores durante jogo da Copinha: suspensão e protesto – Reprodução/G1
Gaviões usa sinalizadores durante jogo da Copinha: suspensão e protesto – Reprodução/G1

Um vídeo da torcida organizada Gaviões da Fiel gritando palavras de ordem contra  máfia da merenda viralizou nas redes sociais. A mensagem  é uma reação à suspensão de 60 dias por uso de sinalizadores durante a partida Corinthians X Flamengo, na final da Copa SP de Futebol Jr.

O protesto, uma denúncia bem-humorada contra escândalos mais graves no país, foi gravado em passeata até a Federação Paulista. Foi ao ar no dia 1, tem quase 7.000 visualizações no site da torcida e um número ainda maior nas redes sociais.

“Eu não roubo merenda, eu não sou deputado” foi o refrão da torcida. O escândalo com superfaturamento de merenda escolar envolve dezenas de deputados e atinge o governo Geraldo Alckmin.

Já foram citados pelo menos três deputados – o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, e os deputados federais Baleia Rossi e Nelson Marquezelli – além do ex-secretário da Agricultura, Duarte Nogueira. Todos são ligados ao governador.

Além do vídeo, a torcida distribuiu nota com críticas à punição e corrupção. “Marginal não é quem torce, quem faz festa, mas quem rouba dinheiro da merenda das crianças!”, diz a nota.

A Gaviões manda um recado direto a Capez, ex-promotor de Justiça. “A você, que sempre nos tratou como caso de polícia, mandamos um afetuoso abraço. Um abraço especial por ser agora alvo não apenas da Polícia Civil, como do Ministério Público de São Paulo, por cobrar propina em licitação das merendas escolares em contrato com o Governo do Estado de São Paulo.”

Confira o vídeo com o protesto da Gaviões
[movie_id#244]