Marília

Cidade perde o esportista e professor Isaac Farath

Elias Farath (em pé, de camisa branca, ao centro) durante festa em reencontro de atletas – reprodução
Elias Farath (em pé, de camisa branca, ao centro) durante festa em reencontro de atletas – reprodução

Faleceu nesta sexta-feira em Marília aos 91 anos o professor e esportista Isaac Farath, um dos mais admirados treinadores físicos e incentivador de esportes em Marília. Ex-professor na Unimar, treinador em diferentes clubes e modalidades – inclusive no MAC, Elias Farath estava internado na Santa Casa de Marília.

Formado pela Escola Superior de Educação Física de São Paulo, Isaac Farath chegou a Marília em 1962 para atuar como professor, primeiro na rede pública – na escola Monsenhor Bicudo- e depois na Universidade de Marília.

Após a aposentadoria, na década de 80, foi convidado para trabalhar como preparador físico no MAC e trabalhou com alguns dos principais nomes do clube. Teve participação importante na carreira de nomes como o centroavante Guilherme, um dos grandes nomes do esporte revelados na cidade.

Trabalhou com treinadores como Antônio Maria Pupo Gimenez, João Magoga, Neuri Cordeiro e Norberto Lopes.

Lecionou em cidades como Caconde, Fernandópolis, Cajuru e Garça e teve convites para trocar Marília pro Prudente. Não aceitou.

A partir da atuação como professor, foi profissional com influencia em muitas outras modalidades, inclusive com acompanhamento de equipes nos jogos regionais em jogos abertos. Recebeu homenagens em diferentes cidades, é reconhecido por atletas profissionais e amadores

Isaac Elias Farath deixa a esposa, Alzira, e as filhas, Jamille e Rosina. O velório será aberto na noite desta sexta e o sepultamento será realizado neste sábado em Marília.