Arte & Lazer

Museu terá acervo 3D sobre dinossauros

Museu terá acervo 3D sobre dinossauros

Os objetos e fósseis do Museu de Paleontologia de Marília serão catalogados em 3D para facilitar a interação com o público e melhorar o aprendizado dos visitantes, em projeto que une o poder público, empresas e o Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília).

Os catálogos permitirão acesso rápido e completo a informações sobre todo o acervo e permitem envolver os alunos e visitantes com maior interatividade, manipular as peças. Podem observar detalhes, como se estivessem com o material nas mãos.

“Enfim, uma tecnologia cada vez mais empregada e acessível ao público, tornando os espaços culturais e turísticos mais atraentes (como o Museu de Paleontologia) e estimulando a busca pelo conhecimento”, destacou William Nava, coordenador do Museu de Paleontologia de Marília.

Dentre as peças digitalizadas encontram-se partes do Titanossauro e Mariliasuchus, encontrados na região de Marília.

“O Museu de Paleontologia ganha um importante aliado em seu processo de renovação para que possamos transformá-lo num efetivo e permanente produto turístico de Marília. E, agora, com o respaldo do consolidado polo de tecnologia de informação da nossa cidade”, comentou Cássio Luiz Pinto Júnior, secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Segundo Fábio Rodrigues Jorge, diretor de uma das empresas envolvidas, a Novitas, a iniciativa busca transformar a interação entre o público e oacervo em uma grande experiência digital para os frequentadores do Museu.

“Muitas vezes, o acesso físico é restrito, ou no caso de objetos virtuais, há barreiras que nos impedem de analisá-los em detalhes, como a falta de fotos de qualidade ou a sua ausência em 3D”, ressaltou Fábio Rodrigues Jorge.

“Este trabalho de digitalização vai permitir a geração de modelos 3D para visualizá-los em sistemas computacionais – navegadores, tablets, smartphones e telas sensíveis ao toque, entre outros – e melhorar o dinamismo do aprendizado”, afirmou o Professor Doutor Leonardo Botega, um dos pesquisadores do laboratório COMPSI e docente dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM.

Para conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido para o Museu de Paleontologia de Marília clique AQUI

O Museu de Paleontologia de Marília completou 11 anos em novembro de 2015. Por iniciativa do paleontólogo William Nava, que desde 1993 realiza escavações pela região em busca de fósseis de animais da Era dos dinossauros.

O Museu de Paleontologia funciona, de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, e está localizado na Avenida Sampaio Vidal, esquina com Av. Rio Branco. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3413-6238.