Nacional

Novo citado na máfia da merenda teve votos em Marília

Novo citado na máfia da merenda teve votos em Marília

O deputado estadual Luiz Carlos Gondim (SD), mais um parlamentar citado por acusados de envolvimento na máfia da merenda no Estado de São Paulo, conseguiu 17 votos em Marília na eleição de 2014 sem nenhuma tradição de trabalho ou representatividade na cidade. 

Gondim foi apontado como parlamentar que “abria mercados” para a máfia, suspeita de fraudes em licitações para compra da merenda em dezenas de cidades do interior.

A investigação já contava com citações ao deputado Fernando Capez (PSDB), aos deputados federais Nelson Marquezelli (PTB) e Baleia Rossi (PMDB) e ao secretário dos Transportes, Duarte Nogueira.

Juntos, os cinco figurões citados em depoimentos representam mais de 2.000 votos em Marília, além de cidades da região. Capez, atual presidente da Assembleia e deputado mais votado do Estado, teve 1.404 votos e foi o quarto mais votado em Marília.

O nome de Gondim apareceu em grampo a ligações de um lobista acusado de intermediar as licitações fraudulentas. Os contratos eram feitos pela Coaf, uma cooperativa de produtores  acusada de vender produtos superfaturados e pagar propinas a envolvidos.

Uma das gravações apresenta Gondim como contato que “abriu várias prefeituras” ao esquema. Gondim disse ter ficado indignado com a citação de seu nome no escândalo. Médico, ele está em seu quinto mandato político. O deputado admitiu ter recebido