Saúde

Famema fica entre 15 melhores no exame do Cremesp

Famema fica entre 15 melhores no exame do Cremesp

A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) está na lista das 15 instituições com avaliação acima da média mínima exigida pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) no exame para recém formados em Medicina. A lista não cria um ranking, não divulga a média das escolas, mas revela instituições que superaram meta de 60% de acertos na prova.

É a primeira vez que o conselho divulga a lista, quer inclui nove instituições públicas e seis privadas. A inclusão ganha ainda mais importância pela repercussão do resultado do exame: 48% dos médicos recém formados ficaram abaixo da média no exame, que pode ser usado como referência para admissão em concursos e alguns serviços médicos do país.

Entre as 15 instituições da lista, a Famema foi a 11ª em número de alunos participantes: teve 78 recém formados na prova. A USP (Universidade de São Paulo) foi a instituição com mais alunos e levou 168 formados para o exame. A Federal de São Carlos teve 44 novos médicos na prova.

Segundo o conselho, programas de Residência Médica, como da Unicamp, USP de São Paulo, USP de Ribeirão Preto, Santa Casa, Unifesp, ABC, Hospital do Servidor Público Estadual, FM Rio Preto entre outros, passarão a exigir, a partir deste ano, a participação no Exame do Cremesp como condição para o acesso à Residência.

“Também empregadores públicos e privados adotarão o mesmo critério. A Secretaria da Saúde do Município de São Paulo publicou portaria exigindo a participação na prova do Cremesp a todo médico que se inscrever em concurso público para preenchimento de vagas. Decreto da Secretaria de Estado da Saúde faz a mesma exigência”, diz publicação do Cremesp.

Ainda segundo o conselho, a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) firmou com o Cremesp um protocolo de intenções, estabelecendo que o Exame do Cremesp será considerado na seleção de candidatos à Residência Médica e na contratação de profissionais, para os mais de 80 hospitais e instituições conveniados à entidade, entre eles os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês.

Confira as 15 melhores instituições no Exame: