Marília

Rotary 4 de Abril ganha nova Empresa Cidadã, divulga programa e intercâmbios

Representantes do Rotary 4 de Abril e da Cooperativa Sul Brasil assinam adesão ao programa
Representantes do Rotary 4 de Abril e da Cooperativa Sul Brasil assinam adesão ao programa

O Rotary Clube Marília 4 de Abril apresentou nesta quinta-feira a quinta adesão ao programa Empresa Cidadã, uma iniciativa do Rotary Internacional para valorizar empresas com foco social e investimentos em programas de atendimento público.

A Cooperativa Sul Brasil passa a engrossar a lista, que cresce desde o ano passado e traz para a cidade um programa que já faz sucesso em diferentes estados e no exterior.

A assinatura foi um dos pontos altos em uma reunião especial do clube, que apresentou proposta para alinhar sócios com o programa e ampliar sua visibilidade, além de apresentar os resultados de sucesso do programa de intercâmbio, que leva jovens para o exterior e traz estudantes para Marília.

O programa Empresa Cidadã permite que empresas adotem material de identificação com reconhecimento pelo investimento em ações da Fundação Rotária, uma instituição criada pelo Rotary para gerenciar projetos de atendimento em todo o mundo.

Mais que um selo de reconhecimento, é um certificado de seriedade para a empresa. O programa recebe contribuições mensais que ajudam a financiar projetos em todas as áreas de atuação da Fundação.

Além da Cooperativa, o clube já conta com as empresas JR CASTRO Recuperadora de Veículos, Centro Automotivo Porto Seguro, Loja 1- Castro Alves, Centro Automotivo, loja 2- Av Saudade e Regional Corretora de Seguros.

Segundo o coordenador dos trabalhos no clube, o empresário João Carlos Affonso Ferreira,  é um programa nobre, que leva para as relações de Rotary pessoas jurídicas com visão moderna, que vai além da preocupação única e exclusiva em propiciar lucro.

“Ser uma Empresa Cidadã, humaniza relações com a sociedade. E valores mais complexos, como bem estar dos colaboradores, consumidores, complementam um cenário que estimula a busca pela admiração e liderança do mercado. O Rotary impulsiona estas empresas a conseguir isto.”

Em Marília muitos projetos foram realizados com recursos repassados na integra ou em partes pela ABTRF, a associação brasileira para a Fundação Rotaria. O projeto financiou casas na Vila Rotaria, equipamentos e obras no Lar São Vicente de Paula, veículo para o Cacam, Projeto Escola Viola, cadeiras de rodas  especiais para o projeto Amor de Criança e muito mais.

“Toda nossa sociedade devera a cada dia ouvir falar mais deste programa. Todas as empresas interessadas na participação poderá nos procurar. As doações são feitas a partir de R$ 250,00 mês, pelo período de uma ano.”

INTERCÂMBIO


Há mais de 75 anos, o Rotary proporciona a estudantes e famílias a expansão de seus horizontes através do Intercâmbio de Jovens. Todos os anos, 80 países e cerca de 8.000 estudantes participam do programa, administrado pelos distritos e clubes rotários.

O Distrito 4510, que corresponde às regiões de Marília, Bauru e Presidente Prudente, possui experiência de mais de 35 anos na realização de intercâmbios de sucesso.

Os intercambistas Carlos Acevedo, do México, e Kenji Miyamoto, do Japão, fizeram apresentação sobre seus países de origem aos integrantes do clubel, em um evento de grande interesse e forte interação cultural.


Depois de um processo seletivo e do treinamento oferecido pelo Rotary, o jovem passa um ano estudando em outro país, morando com famílias anfitriãs, e tem a oportunidade de aprender na prática um novo modo de vida, uma nova língua, e descobrir muito sobre si mesmo. Enquanto isso, sua família também terá a oportunidade de conviver com outras pessoas e outras culturas, pois será anfitriã de um estudante estrangeiro.

Atualmente, enquanto marilienses estão participando do Intercâmbio de Jovens do Rotary em países como Canadá, Estados Unidos, Suécia, França e Hungria, há oito estudantes estrangeiros realizando intercâmbio na cidade de Marília, provenientes de Alemanha, Bélgica, Canadá, França, Hungria, Japão, México e Taiwan.