A campanha para transformar Marília em um Parque Tecnológico tem uma nova ferramenta e boas notícias. A cidade lançou oficialmente nesta quarta-feira um portal que divulga serviços, empresas, parceiros e legislação de incentivo ao Parque (CLIQUE AQUI para conhecer). E anunciou o apoio de dois técnicos do governo do Estado ao projeto. Não é pouco. Cabe ao governo aprovar e financiar o parque.
O portal Inova Marília divulga trabalho que envolve poder público, universidades da cidade, empresas de tecnologia e pesquisadores para criar um polo de criação e serviços de suportes para empreendedores de todos os níveis, seja em novos negócios ou grandes corporações.
O professor Elvis Fusco, coordenador de cursos e pesquisas na área pelo Univem e presidente da associação de empresas do setor, disse que os dois técnicos fazem avaliação de incubadoras de empresas e centros de inovação, dois passos para ter o parque.
Os especialistas foram os responsáveis por aprovar os projetos de Marília nas duas áreas. Vieram a Marília para conhecer os serviços e elogiaram a estrutura e organização. Projetam até uma novidade: a chance de aprovação permanente do Parque sem passar pelo credenciamento provisório. A expectativa é que o projeto final de instalação seja entregue ao governo e aprovado ainda neste ano. E o portal pode ajudar.
Além de conhecer tudo o que a cidade oferece, empresários de qualquer lugar do país podem acessar o portal e encaminhar demandas, pedidos de suporte a serem atendidos pelas empresas na cidade. O portal distribui os pedidos aos parceiros envolvidos.
O setor de tecnologia traz para a cidade dinheiro, obras, empresas e prestadores de serviços que, na avaliação do prefeito Vinícius Camarinha, vão revelar uma vocação econômica tão forte quanto as indústrias de alimentação e metalurgia, tradicionalmente símbolos da cidade.
“Se você considerar que as empresas de TI pagam melhor, hoje elas já provocam uma geração de renda, de salários, muito semelhante à produzida pelas indústrias”, disse o prefeito no lançamento do portal.
Vinícius disse que toda a estrutura, serviços e benefícios do parque tecnológico ainda são temas complexos, que a maioria da população não compreende, mas que em médio e longo prazos serão efeitos “extraordinários”.
O reitor do Univem, o promotor aposentado Luiz Carlos Macedo Soares, acompanhou a apresentação do site e elogiou a união de empresas, poder público e técnicos em torno do projeto.
“Em um momento de crise, de forma simbólica, esse portal é um farol para as empresas que estão começando, que ainda estão em projeto e que podem se beneficiar da tecnologia. Digo aos empreendedores: abram suas mentes, o futuro bate à porta e a chave é este portal.”
O diretor do Senai, Ronaldo Sotrate, também elogiou os investimentos e colocou a instituição à disposição das empresas e do sistema de inovação na cidade.
Elvis Fusco afirmou que um desafio será tornar o portal conhecido e acessado por empresas. As iniciativas para divulgação devem envolver divulgação de selos, mensagens e informações de acesso em documentos de todos os parceiros do projeto e dos futuros atendidos, além de eventuais campanhas publicitárias.