Educação

Exame lista 500 melhores na educação; veja posição de Marília e região

Exame lista 500 melhores na educação; veja posição de Marília e região

Marília ocupa a 102ª posição do país em um índice de oportunidades na educação segundo ranking divulgado pela revista Exame. A cidade está atrás de muitos municípios menores, como Novo Horizonte, Fartura, Birigui e Tupi Paulista, e à frente de grandes centros como Bauru (323), Prudente (1119) e Rio Preto (250).

O ranking divulgado pela revista usa dados de uma pesquisa do CLP (Centro de Liderança Pública), uma organização não governamental e sem fins lucrativos que analisa os dados por comparação de uma série de fatores.

O índice leva em conta a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil. 

A partir da avaliação destes números atribui notas gerais e específicas. Assim, cidades com notas totais iguais são colocadas no ranking de acordo com os dados detalhados. Marília atingiu nota 5,4, acima da média no Estado (5,1) e da média nacional (4,5). Há uma longa lista de municípios com a mesma avaliação. 

Bauru, muitas posições abaixo no ranking, teve nota 4,9. Novo Horizonte, a melhor posicionada no Estado, é a quinta do ranking com nota 5,8. A melhor média do país é de Sobral, no Ceará, que atingiu 6,1.

O Estado de São Paulo colocou 173 cidades entre as 500 melhores do ranking divulgado pela revista. Três delas aparecem entre as dez melhores. Além de Novo Horizonte, as melhores classificadas foram Paranapua (8) e Monte Castelo (9), 

“Considerando todas as redes municipais de ensino — público ou privado — onde estudam todas as crianças e adolescentes em idade escolar (0 a 17 anos), o país ainda deixa a desejar”, conclui a revista Exame na divulgação do ranking.

Isso porque o cálculo considera médias entre 0 e 10 e nenhuma cidade chegou a 7 pelo menos. Ou seja, há muito espaço para melhorar as redes de ensino.

Acesse o Ranking das 500 melhores AQUI ou clique AQUI para ver a publicação na Revista Exame. Acesse AQUI  página completa do estudo para fazer a pesquisa por cidades.