O Diário Oficial do município publica nesta quinta-feira portarias para mais uma troca de secretários na prefeitura. Avelino dos Santos Modelli, o Lino, deixa a Secretaria de Limpeza e Maio Ambiente e o engenheiro José Luiz Dátilo assume o cargo.
Marcada pela troca de secretários e vai-e-vem de assessores nomeados, a gestão do prefeito Vinícius Camarinha dá mais força ao pai do prefeito, o deputado estadual e ex-prefeito Abelardo Camarinha, que há tempos pressiona o filho por mudanças na assessoria e mais espaço.
Nas gestões de Camarinha, Dátilo ocupou diretoria no Daem como diretor de Obras – cargo hoje extinto – e foi secretário de Obras no último mandato de Camarinha, com atuação em projetos considerados grandiosos e polêmicos, como a Barragem do Ribeirão dos Índios.
O projeto da barragem inclusive rendeu a ele uma acusação por improbidade junto com Camarinha por irregularidades na aplicação do dinheiro público, na execução e suspensão das obras em ação movida pelo Ministério Público Federal.
O engenheiro atuou também no mandato do ex-prefeito Mário Bulgarelli, hoje adversário político da administração, com funções em obras no Daem entre 2005 e 2008.
Engenheiro Civil, foi também presidente da AEA (Associação dos Engenheiros e Agrônomos) na cidade no mandato 20o0-2001.
Dátilo assume uma “supersecretaria” criada para unificar os serviços de limpeza e meio ambiente, que gerencia grande número de servidores, e serviços que envolvem contratos grandiosos, como do transbordo de lixo.
Lino ocupava a função depois de passar por diferentes cargos na administração, além de atuar em mandatos anteriores de diferentes prefeitos.
A troca de secretários na gestão Vinícius Camarinha atingiu ainda as secretarias de Saúde, Desenvolvimento, Educação, Emdurb, Daem, Obras, além de troca de coordenadores, extinção e criação de cargos e acomodação de assessores cortados pela Justiça na Câmara da cidade.