Marília

"Trote Solidário" entrega alimentos a entidade de Marília

Estudantes descarregam caminhão com donativos para entidade
Estudantes descarregam caminhão com donativos para entidade

Alunos e professores do Univem entregaram hoje (11) ao  Projeto Semear produtos arrecadados durante o ‘Trote Solidário’, promovido anualmente junto aos calouros pelo Proato (Projeto de Cidadania Proativa e Direito) do centro universitário.

A iniciativa faz parte da missão da instituição de promover também a formação humanística de seus alunos.

A cada ano o ‘Trote Solidário” beneficia uma entidade assistencial de Marília. Neste ano calouros e veteranos arrecadaram leite, biscoitos, leite em pó, achocolatado, escovas de dente infantil, além de livros e gibis. Os estudantes conseguiram 430 litros de leite que serão utilizados para o café da manhã de crianças e jovens atendidos pelo Projeto Semear.

“O Univem não quer formar apenas jovens profissionais que reproduzam conteúdos, queremos formar jovens com projetos humanistas. O Trote Solidário envolve não só os calouros, mas todos os alunos de todos os cursos da faculdade”, disse a professora Daniela Ramos Marinho Gomes, responsável pelo Proato.

O presidente do Projeto Semear, Adriano Doretto Rocha, disse que a doação é de grande importância para entidade, que atende 90 crianças e adolescentes oferecendo cursos e atividades recreativas aos domingos.
O presidente do Projeto Semear, Adriano Doretto Rocha, com os alunos do Univem

“Vivemos de doações e essas iniciativas são muito importantes para entidade”. O Projeto Semear funciona em uma casa no Jardim Universitário e oferece cursos de jiu jitsu, balé, sapateado, artesanato, artes plásticas e inglês a crianças e jovens com idade a partir de 5 anos.

A dona-de-casa Sandra Mara Luiz Ribeiro, iniciou as atividades do projeto em sua casa em 2010. Com o aumento do número de crianças que procuravam as atividades, ela ganhou a parceria de vários voluntários da cidade. “Essas doações que a gente recebe são muito importantes pra gente continuar, agradeço muito”. 

Crianças durante atividade no Projeto Semear, que funciona na zona Oeste da cidade

Para a estudante do 2º ano de Direito do Univem, Bruna Graziela Santos, o ‘Trote Solidário’ é uma ação relevante tanto para sociedade como para os estudantes. “Ajudar o próximo é uma questão humanística importante que a faculdade vem contribuindo. E também nos tornamos pessoas melhores”, disse.

Giuliano Tovo Di Raimo, também do 2º ano de Direito, disse que essa iniciativa proporciona bem-estar às crianças atendidas e mostra o comprometimento do Univem e do Proato em ajudar ao próximo. “Contribui com a formação do aluno como um cidadão de verdade”, disse.