Marília registrou, nos dois primeiros meses deste ano, a abertura de 600 novas empresas. Em comparação com o mesmo período de 2015, houve um aumento de 16,28%
Os dados constam do balanço divulgado, nesta semana, pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Em janeiro e fevereiro deste ano, foram investidos mais de R$ 2,3 milhões pela classe empresarial no município.
Segundo os dados do Centro de Pesquisa e Informação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, 519 são MEIs (Microempreendedores Individuais) que atuam como autônomos e deixam a informalidade.
São empresas com pouca geração de empregos – no máximo um em cada – mas que geram impostos e trabalho formal para os empreendedores.
As outras 81 representam estabelecimentos de diversas naturezas jurídicas (Eireli – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada; sociedade limitada, entre outras) e não há dados sobre criação de empregos.
As aberturas indicam empresas em todas as regiões da cidade com 22,5% na zona Norte; 18% na área central; 17,5% na zona Sul; 17% na região Leste e 16% na zona Oeste.
Polo Tecnológico
A expectativa da Secretaria é que os investimentos privados e medidas públicas para desenvolvimento do setor de tecnologia, com a criação do Centro de Inovação e busca do Parque Tecnológico, atraiam ainda mais empresas e investidores.
O lançamento do portal Inova Marília, que divulga os serviços e incentivos a estas empresas é outra iniciativa que pode ampliar o interesse sobre a cidade.