Futebol

Seleção fará planejamento com clubes europeus

Gilmar Rinaldi e Dunga, coordenador e técnico da seleção – Rafael Ribeiro/CBF
Gilmar Rinaldi e Dunga, coordenador e técnico da seleção – Rafael Ribeiro/CBF

A viagem do coordenador de seleções Gilmar Rinaldi, do técnico Dunga e do assistente Andrey Lopes por cidades da Europa foi considerada bem-sucedida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O objetivo de manter um diálogo direto com os clubes que cedem os jogadores foi plenamente alcançado, o que continuará a ser pautado nas futuras convocações, já que o ano de 2016 tem um calendário intenso de jogos para a seleção brasileira.

“Já havíamos feito este tipo de contato com os clubes europeus em anos anteriores. Mas este ano precisávamos estreitá-lo ainda mais, já que teremos duas competições importantes, como as Eliminatórias e as Olimpíadas, e portanto muitas partidas. O que aumenta o nosso cuidado em preservar o interesse dos clubes e a integridade física dos jogadores”, explicou Gilmar Rinaldi.

Atentos a esse problema, Gilmar, Dunga e Andrey decidiram pautar as programações da Seleção e os tipos de treinamento que fará em conjunto com os integrantes da comissão técnica dos clubes. Não só da Europa como os brasileiros, como explica Dunga.

“Vamos continuar conversando diretamente com os clubes. Quero sempre o melhor para a seleção brasileira, mas também levando em consideração os direitos e interesses dos clubes.”

Foi mais de uma semana de viagem, que incluiu uma maratona de encontros e presença em estádios. Os três  integrantes da comissão técnica da seleção brasileira assistiram aos jogos Real Madrid x Roma; Chelsea x PSG e Internazionale x Bolonha, este na companhia do  técnico da seleção italiana Antonio Conte e do ex-jogador Gabriele Oriali, campeão mundial pela Itália em 1982,

Dunga, Gilmar e Andrey visitaram ainda os Centros de Treinamento de Barcelona e Internazionale.