Nacional

Dilma confirma nomeação de Lula; veja repercussão

Dilma confirma nomeação de Lula; veja repercussão

A presidente Dilma Rousseff informou, há pouco, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumirá a chefia da Casa Civil no lugar do ministro Jaques Wagner, que passará a  comandar o Gabinete Pessoal da Presidência da República.

Em nota, Dilma informou ainda que o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) será ocupado pelo deputado federal Mauro Ribeiro Lopes (PMDB-MG).

O ex-presidente retornou a São Paulo após a reunião e o acordo para assumir o cargo. Uma das exigências de Lula  teria sido autonomia para coordenação política e indicação de reformas do governo.

Entre os nomes que Lula gostaria de levar para o governo está o de Celso Amorim para Relações Exteriores. Não está descartada a substituição de Aloizio Mercadante, na Educação. Outros nomes, como o de Ciro Gomes, são ventilados por petistas.

REPERCUSSÃO

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse durante palestra  que a nomeação é um erro. Ele também classificou o fato como “escandaloso” e disse que a população precisa reagir contra a nomeação do petista. “Falando politicamente, acho que a sociedade precisa reagir energicamente contra, porque acho escandaloso uma pessoa ser ministro num momento em que pode virar réu num processo. Fica muito esquisito. Aumenta a crise moral.”

O presidente do Senado, Renan Calheiros disse que chegada de Lula pode melhorar as relações da presidência com o Congresso.

O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), disse que o ex-presidente tenta se “esconder” e que ninguém mais vai querer dialogar com a presidente Dilma Rousseff.

Caiado informou que as ações populares dos parlamentares do DEM estão prontas e que ele entrará em Goiânia. Já o líder do PV no Senado, Álvaro Dias (PR), já protocolou Ação Popular na Justiça Federal de Brasília pedindo liminar sustentado a nomeação.

Segundo o presidente nacional do PT, Rui Falcão, a posse será na terça-feira (22). Ele chamou Lula de “o ministro da Esperança”.

O líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), afirmou que a ida de Lula pra Casa Civil tem o objetivo de ajudar o Brasil a sair da crise e de evitar o processo de impeachment contra Dilma Rousseff.