Marília

Trote Solidário da Unimar leva atendimento a público de cinco entidades

Trote Solidário da Unimar leva atendimento a público de cinco entidades

A Unimar (Universidade de Marília) promoveu seu trote solidário neste sábado com quase 500 alunos inscritos, cinco instituições visitadas em lados opostos da cidade, oito horas de muito trabalho e dedicação.

Além de muito atendimento social, o trote promoveu um momento único de integração com novos alunos, veteranos, professores e dirigentes dos cursos. E todos saem do evento com uma experiência diferenciada.

As atividades nas ruas encerram 45 dias de trabalho, que começou com a recepção aos calouros no primeiro dia de aula e se estendeu por atividades comunitárias, informação, orientação além de arrecadação de alimentos, produtos de higiene pessoal e roupas.

“Quando lançamos a proposta do Trote Solidário a ideia era envolver os alunos e levar qualidade de vida para pessoas vinculadas a instituições de atendimento. Mas na prática nos percebemos é que nos saímos das atividades transformados, com uma nova visão”, disse a pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva.

Ela acompanhou as atividades em todas as instituições, conheceu a realidade e outros projetos que já contam com suporte da Unimar, como o atendimento da Comunidade Terapêutica Esquadrão da Vida, de atendimento a dependentes químicos. Confira alguns detalhes das atividades:

– Lar São Vicente de Paulo

Uma das mais tradicionais instituições de atendimento à terceira idade, o Lar oferece abrigo, refeição e acompanhamento em saúde para quase 70 idosos.

O trote levou para a entidade alunos dos cursos de Medicina, fisioterapia, Nutrição, Recursos Humanos, Enfermagem, Biofarma, Pedagogia e Medicina Veterinária. Foram 181 alunos inscritos para a atividade.

“É a primeira vez que participo e gostei bastante da proposta, desta chance de acompanhamento, humanizar mais a formação”, disse Bruna, estudante de medicina no segundo ano do curso. Ellen, também do segundo ano, participa pela segunda vez. “É legal, gostei muito da primeira, dessa interação e esse contato com realidades tão diferentes.”

Os idosos receberam presentes, visitas nos quartos, música, dança, bingo e atenção. A Veterinária levou animais de pequeno porte como cães e coelhos, que alegraram o dia para alunos e atendidos.

– Esquadrão da Vida

A instituição atua como comunidade terapêutica com dois endereços, incluindo uma chácara. Oferece abrigo, acompanhamento atividades de saúde e bem-estar.

Os alunos de Engenharia e Manutenção Industrial foram cuidar de pequenos reparos, como pintura, limpeza. No ano passado já haviam instalado chuveiros e recuperado ligações elétricas.

Estudantes de Análise de Sistemas fizeram instalação de um laboratório de informática, com computadores para uso diário, pesquisa e entretenimento.

– Hospital Beneficente Unimar


O curso de Odontologia levou orientação e produtos de higiene bucal para pacientes atendidos nas alas do SUS. Pacientes de todas as idades ganharam kits de produtos, orientação sobre escovação, observação de dentaduras ou próteses e triagem odontológica. O curso produziu um panfleto de orientação básica de saúde, entregue a todos os atendidos.

– Centro Comunitário São Judas


Alunos do curso de engenharia agronômica  levaram mais de mil mudas de hortaliças, limparam uma grande área de terreno e montaram uma horta com diferentes produtos. Isso representou carpir, mover terra, preparar o solo com adubo, planar e regar.

A partir de 20 dias e por alguns meses a horta vai produzir verduras e temperos para consumo nos projetos sociais ligados ao Centro. Equipes do Centro foram orientadas sobre manutenção, formas e horários para regar a horta.

A previsão é que alguns alunos retornem em alguns meses para substituir mudas e manter a horta em produção permanente.

“Estou no primeiro ano e achei um momento de integração importante. Assim é melhor que os trotes tradicionais”, disse Bruno Tavares de Moraes, de Vera Cruz. “Ajuda o próximo, é um modelo totalmente diferente de trote, diferente do que se faz em outros locais, acho muito importante”, disse Karine Teles Girotto, aluna do segundo ano de Agronomia.

À tarde a visita  levou alunos de educação física, direito, biofarma, administração e arquitetura para orientar gestão, programas sociais, atividades físicas com crianças da comunidade e manutenção do prédio e áreas de lazer.

– Casa do Caminho

Alunos de Direito, psicologia, Nutrição, veterinária e publicidade participaram de encontro no asilo para orientação jurídica, rodas de conversa e jogos, orientação nutricional e combate ao mosquito Aedes aegypti.

[movie_id#259]