Integrante do Comitê Nacional contra o zika viíus, Olavo de Moura Fontoura, estará em Marília nesta quinta e sextas feiras para conhecer o plano de ação de Marília contra o Aedes aegypti.
“Dr. Olavo é uma autoridade nessa área. Ele vai se reunir com técnico da Secretaria da Saúde para debater as estratégias adotadas em Marília e com certeza estará dando sugestões sobre novas ações”, afirmou o secretário da saúde, Danilo Bigeschi.
Olavo Fontoura destaca em documento do Ministério da Saúde que entre as atividades da Vigilância Epidemiológica estão incluídas estratégias como monitoramento da ocorrência de casos, dos óbitos e da circulação viral.
Em relação ao controle vetorial, as ações compreendem a assessoria técnica aos municípios e estados, normatização técnica das ações de controle vetorial, provisão e estoque de insumos estratégicos, acompanhamento do nível de infestação e criadores predominantes do vetor além do monitoramento da resistência do Aedes aegypti.
O Comitê “Marília sem Dengue” realizou nesta terça feira uma nova reunião para avaliação e planejamento de ações estratégicas contra o mosquito Aedes aegypti.
Representante dos comitês das zonas norte e oeste apresentaram um balanço das ações contra o Aedes. “São experiências que mostram na prática resultados efetivos contra o mosquito com envolvimento de toda a população. Março e abril historicamente são meses preocupantes de transmissão da dengue mas observamos que a situação em Marília está sob controle”, afirmou Danilo.