Marília

Cidade tem alerta em 50% de reservatórios de água

Cidade tem alerta em 50% de reservatórios de água

O dia de abastecimento sem a adutora do rio do peixe, responsável por atendimento a 60% da cidade, já deixa em estado de alerta mais da metade dos reservatórios de água de Marília. A situação é pior na região do Fragata, onde o abastecimento, que era considerado crítico no início da tarde, chegou às medições de 15h vazio. O reservatório do Nova Marília, que tinha boas condições, entroeu em alerta com apenas 28% da capacidade, níverl que pode cair nas próximas horas.

O Daem distrribuiu nota às 16h em que informa conclusão dos serviços na rede, que envolveu 20 servidores, e anunciou projeção de normalizar o abastecimento até o início da noite desta quarta.

Durante toda a manhã o sistema de captação do rio do Peixe esteve paralisado para serviços de manutenção. A medida vai provocar consumo sem reposição. Ainda que o sistema seja reativado o tempo de normalização pode prolongar crise de abastecimento na cidade.

A medição ás 14h de hoje mostrava que o reservatório na avenida República, que atende o Palmital, o nível de água chegou a 27% do total. Distrito Industrial com 35% e São Miguel, 45%, são os outros pontos em alerta.

Desde a terça-feira o Daem pede economia de água aos moradores, mas o dia de sol e calor, com previsão de temperaturas de até 32º, incentivam consumo. Ainda que moradores gastem menos, o uso comercial é sempre um desafio, já que muitas empresas não podem deixar de usar a água para sua atividade.

A manutenção divulgada pelo Daem paralisou o bombeamento de água do rio para a Estação de tratamento. Como a cidade opera no limite do consumo, o longo período sem captação compromete o abastecimento por longo prazo, já que o sistema exige um nível mínimo de reserva para funcionamento dos sistemas de distribuição.

Além disso, o fornecimento enfrenta dificuldade histórica em garantir bombeamento para bairros em áreas mais altas da cidade.