O MAC (Marília Atlético Clube) está de volta à série A3 do Campeonato Paulista três anos depois de deixar a terceira divisão da competição. O time, após uma campanha fraca com apenas três vitórias, foi rebaixado com uma rodada de antecedência prejudicado pelos resultados desta quarta-feira, sem chance de reação antes mesmo de os jogos serem encerrados.
A equipe de Marília não fez seu dever e perdeu em Barretos – 1 a 0 para o time da casa – e uma goleada do Paulista sobre o Independente (5 a 0) enterrou as chances matemáticas de o time de Marília fugir da zona de rebaixamento.
Foi a décima derrota em 18 jogos. O Marília chega à última rodada como é o penúltimo colocado com apenas 14 pontos, mesmo número de pontos do lanterna Rio Branco.
Era apenas uma questão de cálculos. Na prática o MAC esteve na zona do rebaixamento desde a segunda rodada do Paulista da Série A2. A temporada colecionou histórias de vexames, como as derrotas por 3 a 0 para Batatais e Guarani e 3 a 1 para Mirassol, todas jogando em casa.
Também fez muito mal à campanha uma derrota por 1 a 0 para o Independente, em Marília, em partida que valia seis pontos, já que os dois times duelavam para sair da zona do rebaixamento. A goleada do Paulista hoje degolou os dois. O MAC vai reencontrar Independente na A3.
O MAC passou perto de completar dois anos sem nenhuma vitória no Abreuzão, um jejum que o time quebrou justamente contra o Paulista, que nesta quarta decretou a queda do Marília, com uma vitória empolgante por 3 a 0.
As outras duas vitórias do ano vieram dos jogos contra o Santo André, por 3 a 1 fora de casa, e contra o Bragantino, por 1 a 0, no Abreuzão, quando o time de Bragança era o líder da competição.
A queda para a Série A3 foi o segundo rebaixamento consecutivo da equipe, que em 2015 fez a pior campanha da história do Paulistão e foi rebaixado com três rodadas de antecedência para a série A2.
A rodada também já definiu como rebaixados os times do Rio Branco, Atlético Sorocaba e Monte Azul.
O sexto time a ser rebaixado será definido na última rodada, no domingo, em disputa entre o Paulista de Jundiaí e Penapolense, que mesmo jogando fora de casa venceu o Batatais por 2 a 1 e manteve chances de permanecer na segunda divisão.
O MAC despede-se da Serie A2 em casa contra o Monte Azul, em jogo de poucas atrações.
O JOGO EM BARRETOS
Mesmo precisando da vitória, o técnico Carlos Rabello armou uma equipe mais cautelosa, tirando o atacante Thiago Santos e colocando o volante Hebert, deixando apenas um atacante – Tiago Resende.
Já o Barretos, que também precisava dos três pontos para entrar no G8, começou melhor, criando algumas chances. O MAC também teve as suas oportunidades, mas não conseguiu concluir.
O time da casa chegou ao gol num pênalti. O zagueiro Glauco foi driblado por Chuck e empurrou o atacante. O lateral direito Willian Cordeiro cobrou bem aos 44 minutos e abriu o placar.
Na etapa final, o treinador maqueano resolveu colocar Thiago Santos e tirar Hebert. Logo depois, sacou o lateral Cortez e escalou o meia Léo Gonçalves. Mesmo mais ofensivo, o Marília não teve forças para mudar o resultado do jogo e deixou o campo amargando mais um rebaixamento.
O resultado colocou o Barretos de volta à zona do G8, que indica os times para a segunda fase da competição, que terá dois times classificados para a série A1, a elite do futebol Paulista. O Barretos decide sua sorte contra o Guarani, jogando em Campinas.