Marília

Supermercados - Feira incentiva região a procurar "oportunidades"

Eduardo Kawakami, Erlon Ortega e Carlos Colatto apresentaram evento – Ale Custódio/Giro Marília
Eduardo Kawakami, Erlon Ortega e Carlos Colatto apresentaram evento – Ale Custódio/Giro Marília

A maior feira de supermercados e um dos maiores eventos empresariais do varejo. Uma vitrine para indústrias e fornecedores e um celeiro de oportunidades apesar de perspectivas pessimistas. São estas as principais atrações dos supermercados de todo o Estado para a divulgação da 32ª edição da Apas, a feira e congresso do setor.

O evento acontece em maio e ganhou apresentação de luxo nesta quinta em Marília, uma das poucas regionais da entidade – são 13 no Estado – a promover encontro de dirigentes do setor com jornalistas, além de um jantar para 500 convidados a ser realizado nesta noite.

O evento de gala terá ainda um toque social, com repasse de verbas da regional parta o Instituto Salve o Planeta Terra, uma organização social com sede no Jardim Santa Antonieta criada para educação e práticas ambientais de desenvolvimento sustentável. A ONG deve receber uma parte dos recursos arrecadados pela regional de Marília com patrocínios do evento. Os valores não foram divulgados.

A entrevista coletiva apresentou avaliação do dirigente regional da Apas, Antonio Carlos Colatto (Supermercado São Bento) e de dois empresários da região que são vice-presidentes da entidade, Eduardo Kawakami (Kawakami) e Erlon  Carlos Godoy Ortega (ServeTodos, de Pirajuí).

A feira espera 75 mil visitantes, gerar negócios de até R$ 6 bilhões e envolver pelo menos 140 expositores internacionais. Três indústrias da região terão estandes de destaque na feira: a Marilan e Dori, de Marília, e Jazam alimentos, de Pompéia.

Além das exposições, a feira oferece cursos, rodadas de negócios e palestras com grandes nomes do varejo e cenário econômico do país, como Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza.


Erlon Ortega, que atua na organização da Feira, admitiu que as projeções de negócios são muito parecidas com as do ano passado – apesar de crescimento de até 10 mil visitantes- mas considera o resultado bom, especialmente pelo momento econômico do país. Para ele, a feira deve ser a maior da história.

“O supermercado é a barreira da crise. Quando uma loja de roupas demite, há uma perda de poder de consumo que afeta o supermercado. Mas os números para o setor ainda estão melhores que muitos outros setores.” Entre ops dados positivos, citou o fato de o setor fechar 2015 com aumento no volume de  empregos – 1430 no Estado.

Segundo dados da Apas, a região de Marília respondeu por 1,7% do faturamento do setor no Estado, o que representante R$ 1,6 bilhão em 2015. Só em Marília foram R$ 500 milhões, poouco menos de 30% de toda a região.


Eduardo Kawakami afirmou que a economia regional e de Marília em especial tem mostrado um cenário diferenciado em Marília. Afirmou que a alta de preços tem revelado planejamento orçamentário de consumidores, com mudanças de hábito, mas também ajustes nas empresas e na própria Apas.

“A Apas atua com a regulamentação. Não diretamente nas negociações com fornecedores, mas na qualificação do setor, em iniciativas de incentivo, como defesa da redução de impostos para produtos da cesta básica e outras formas de auxiliar as famílias a organizar seu orçamento.”


Carlos Colatto destacou a importância do evento e convidou empresários da região a visitar a feira e aproveitas. “O tema da feira é mesmo de oportunidades, de contato com fornecedores, sejam produtos ou equipamentos, além dos cursos e palestras.”

SERVIÇO
32ª Apas – Feira e Congresso de Supermercados
2 a 5 de maio
Expor Center Norte – São Paulo
Inscrições AQUI