Saúde

Dentistas vão fazer triagem de adolescentes para tratamentos grátis

Dentistas do Bem durante encontro do programa em 2015
Dentistas do Bem durante encontro do programa em 2015

Os Dentistas do Bem, um dos maiores projetos de atuação voluntária do mundo, fazem dia 28 de abril em Marília uma megatriagem de adolescentes com idades entre 11 e 17 anos candidatos a tratamento e acompanhamento gratuito de odontologia.

Os pacientes selecionados vão receber avaliações periódicas, tratamentos, correção ortodôntica com aparelhos e outros benefícios totalmente de graça, em ação que repete sucesso de atividade desenvolvida em pelo menos 12 países onde os Dentistas do Bem atuam.

Os candidatos ao tratamento devem estar acompanhados por um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública. O dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. 

Os jovens selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos. O tratamento acompanha toda a fase de formação da dentição permanente.

A triagem acontece no Dia Mundial do Sorriso. Segundo a Turma do Bem, organização não governamental responsável pelo projeto, 30 milhões de crianças no país nunca foram ao dentista.

O programa envolve pelo menos 90 dentistas da cidade, um número que cresceu nos últimos anos. No programa de triagem de 2015, 51 adolescentes foram selecionados, além dos pacientes já em tratamento na cidade.

A triagem é totalmente gratuita e vai acontecer na sede da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), na avenida das Esmeraldas 1001, das 9h às 15h do dia 28